Com a vinda de grandes eventos esportivos para o Brasil muitos brasileiros começam a alugar parte ou a totalidade de suas casas para turistas. Apesar da prática ser bastante viável pelo ponto de vista financeiro, ela requer alguns cuidados importantes.
A locação por temporada é a única modalidade de aluguel que permite o proprietário cobrar o valor antecipadamente, incluindo encargos como a limpeza do local.
Apesar de muitos turistas locarem o imóvel por apenas alguns dias, o contrato de locação pode ter duração de até 90 dias.
É importante ressaltar que caso o imóvel seja mobiliado, todos móveis e utensílios devem constar no contrato. Além disso o proprietário devem realizar uma vistoria, por escrito e com fotos antes e depois que o locatário desocupar o imóvel para verificar possíveis danos deixados no local.
Nas locações por temporada o proprietário pode solicitar uma garantia como um depósito/caução que é devolvido no término do contrato, caso esteja tudo em ordem. O valor pode variar bastante, porém não pode ser acima de três meses de aluguel. Outro ponto importante é fazer um levantamento cadastral do futuro inquilino em órgão de proteção ao crédito como também possível ocorrências de ações de despejo e protestos.
Para evitar dor de cabeça recomenda-se fazer uma parceria com uma empresa do segmento imobiliário que fará todo o acompanhamento do processo, incluindo a parte jurídica e financeira durante todo o processo de locação.
Ralf Smaha é empresário no setor imobiliário em Foz do
Iguaçu, gerente de projetos na Iguassu Invest
Empreendimentos Imobiliários e diretor de marketing
no evento Casa Foz Design – A Casa Container.