A quarentena causada pela pandemia do coronavírus pegou todos, moradores, turistas e trabalhadores do setor turístico, de surpresa. Logo após o decreto, alguns guias de turismo se uniram a moradores da cidade para tentar amenizar um grande problema: A previsão de centenas de turistas que tinham viagem marcada e que não conseguiriam remarcar ou cancelar, e que iriam se deparar com todos os principais atrativos da cidade fechados.
O que oferecer para esses visitantes? Como minimizar o transtorno de turistas que planejaram durante meses, ou até anos, suas viagens e proporcionar a eles algum entretenimento seguro para que eles pudessem levar daqui, alguma experiência e conhecimento sobre a cidade?
Foi assim que surgiu a ideia do Free Walk Tour, um passeio guiado pelo centro histórico de Foz do Iguaçu, organizado por moradores que amam a cidade e adoram contar histórias e guias de turismo. A ideia foi prontamente apoiada por empresas do setor de turismo da cidade, como a Loumar Turismo e a Iguassu City Tour que incentivou seus guias a participarem deste projeto.
Desde o início da pandemia, o Free Walk Tour é oferecido gratuitamente a todos os turistas que chegam à cidade. O passeio é aberto a turistas e moradores da região, tem duração de cerca de três horas e um percurso de aproximadamente 5 km, acontece sempre aos sábados e domingos e por conta dos protocolos sanitários vigentes, é limitado a 10 pessoas por saída. Para garantir uma vaga no passeio, o visitante ou moradore precisa fazer um agendamento prévio, que pode ser feito através deste FORMULÁRIO .
O Free Walk Tour está participando do Concurso de Experiências Iguassu, que tem como objetivo incentivar, reconhecer e premiar as iniciativas e projetos de entidades, empresas e indivíduos que desenvolvem e gerenciam experiências turísticas inovadoras, inspiradoras e motivadoras na Região Trinacional do Iguassu, na região de fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai. O objetivo do concurso é valorizar e melhorar o posicionamento e visibilidade das ofertas e atividades turísticas de alto valor acrescentado, já em operação ou em projeto, concebidas e dirigidas ao segmento turístico explorador, que contribuam para o turismo vivencial e alinhem-se com a visão e os valores que definem o Destino Iguaçu, qualidade, sustentabilidade e compromisso com as comunidades anfitriãs.
“Receber esse reconhecimento no Concurso de Experiências Iguassu nos ajudaria a dar o segundo passo, onde pretendemos modernizar nosso sistema de agendamento, facilitando o acesso de mais turistas e também investir em equipamentos para os guias e moradores que voluntariamente promovem esse passeio”, afirma André Luiz, guia e um dos idealizadores do projeto.
Para participar da votação popular, é preciso acessar a Página do Concurso. Há projetos concorrendo em três categorias diferentes, o Free Walk Tour está concorrendo na categoria Vive Iguassu.
O Concurso de Experiências Iguassu é organizado pelo Instituto Polo Iguassu, entidade que realiza e apoia iniciativas de instituições e movimentos orientados para a integração, estruturação e desenvolvimento turístico da Região Trinacional do Iguassu.