Foz do Iguaçu vai recuperar a conectividade aérea para seis destinos, cinco deles nacionais e um internacional, no mês de outubro. O anúncio foi feito pelo Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla em suas redes sociais.
De acordo com Piolla, a previsão é de retorno dos voos diretos para Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro – Galeão, São Paulo – Congonhas, Ponta Grossa e Santiago do Chile. No momento, o aeroporto de Foz do Iguaçu só conta com voos diretos para São Paulo (Guarulhos) e Campinas (Viracopos). Veja abaixo quais são os voos que devem entrar em operação no próximo mês:
Curitiba
A Azul Linhas Aéreas confirmou o retorno dos voos entre Curitiba e Foz do Iguaçu, cinco vezes por semana, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 5 de outubro. A rota será operada com os modernos aviões Airbus A-320. O voo AD 4066 sairá de Curitiba às 11h25 com chegada em Foz do Iguaçu às 12h40. Já o retorno para a capital paranaense será com o voo AD 4067, com saída de Foz às 15hs e chegada em Curitiba às 16h10.
Porto Alegre
No mesmo dia 5 de outubro, a Azul Linhas Aéreas inicia o voo AD 4181 ligando Porto Alegre a Foz do Iguaçu, com saídas da capital gaúcha às 11h30 e chegada às 13h05, com os aviões modelo ATR. O retorno da Terra das Cataratas será com o voo AD 4182, saindo às 13h55 e chegando em Porto Alegre às 15h30 horas. O voo será realizado três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas.
Rio de Janeiro – Galeão
A partir do dia 09 de outubro, a Gol Linhas Aéreas inicia voos diretos, com freqüência de seis vezes por semana, exceto aos domingos, ligando o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, a Foz do Iguaçu. O vôo G3 2290 sairá do Rio de Janeiro às 19h40 chegando a Foz do Iguaçu às 21h55. O retorno para o Rio de Janeiro será pelo vôo G3 2289, saindo às 7h15 com chegada às 09h10.
São Paulo – Congonhas e Ponta Grossa
Outra companhia aérea que inicia voos para Foz do Iguaçu em outubro é a VoePass (antiga Passaredo), com ligações quatro vezes por semana entre o aeroporto de Congonhas-SP com escala em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O vôo 2314 sairá de Congonhas aos domingos, segundas, quartas e sextas às 12 horas, passando por Ponta Grossa e chegando a Foz do Iguaçu às 15h15. O voo de retorno será o 2315, com saída de Foz do Iguaçu às 15h45 e chegada em Congonhas às 19h10, com escala em Ponta Grossa.
Santiago do Chile
A partir do dia 25 de outubro, começa a operar o voo da companhia de baixo custo JetSmart ligando Santiago do Chile a Foz do Iguaçu, duas vezes por semana, aos domingos e quintas. O voo sai de Santiago do Chile às 17h30 e chega em Foz às 20h25. O retorno será às 21h20 e chegada em Santiago 00h25.
Segundo Piolla, a volta dos voos anima o setor e deve colaborar com a retomada do turismo, com responsabilidade e cumprindo todos os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.
“Já estamos com boa procura para o feriado de Nossa Senhora Aparecida e a perspectiva é fechar o mês de outubro com média entre 25% e 30% de ocupação nos meios de hospedagem”, afirmou Piolla.
Embora Foz do Iguaçu tenha sido um dos primeiros destinos turísticos brasileiros a anunciar a retomada segura do turismo, apresentando protocolos sanitários que iam além do recomendado pela OMS, o retorno dos turistas vem acontecendo de forma tímida. O melhor resultado desde a retomada foi alcançado no feriadão da Independência quando uma projeção feita pelo Sindhotéis apontou ocupação média de 30% na rede hoteleira.