Em entrevista coletiva, o Ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, confirmou na manhã desta terça-feira, que apresentou ao Presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, uma minuta do protocolo relacionado à abertura gradativa da fronteira com o Brasil.
“Isso se ampara em várias circunstâncias, levando-se em consideração a situação epidemiológica do Alto Paraná, onde se registra uma diminuição dos casos confirmados e internados”, alegou o Ministro.
O Ministro explicou ainda que será estabelecido um perímetro de circulação para os turistas que entrarem na área comercial de Ciudad del Este por um período máximo de 24 horas. Ele considerou que a reabertura da ponte pode ocorrer em curto prazo. A Ponte Internacional da Amizade está fechada desde 18 de março, o que gerou milhões em prejuízos para os comerciantes que dependem do turismo de compras. Além disso, o setor comercial já contabiliza cerca de 75 mil desempregados com o fechamento da fronteira.
Vale ressaltar que, por parte do governo brasileiro, a circulação de moradores da fronteira está autorizada, mesmo com o decreto de fechamento de fronteiras ainda em vigência, desde que haja reciprocidade. Ou seja, basta que o governo paraguaio autorize a circulação, para que o comércio fronteiriço seja reativado.
O protocolo apresentado pelo Ministro, prevê que o controle de entrada e saída será feito pelo setor de Migrações do Paraguai. A diretora de Migrações do Paraguai, Maria de Los Angeles Arriola, afirmou nesta manhã que, há cerca de um mês, vem trabalhando, juntamente com o Ministro do Interior, Euclides Acevedo, para definir os protocolos de controle de entrada.
De acordo com a diretora, ainda não é possível confirmar uma data para a reabertura, pois isso dependerá da aquisição de equipamentos que possibilitariam o controle efetivo da entrada e saída no país, como aparelhos de reconhecimento facial, que tornariam o controle rápido e eficaz, evitando aglomerações no processo de entrada e saída do país.
Reuniões entre os Ministros, a Diretora de Migrações, o Prefeito de Ciudad Del Este e Foz do Iguaçu e os Governadores do Paraná e Alto Paraná devem acontecer nos próximos dias e servirão para definir como cada uma das instituições poderá colaborar para a reabertura gradual, controlada e segura.
Com informações: Diário La Clave e Diário ABC Color