De fato, 2020 pode ser considerado um ano de situações inéditas. Isso não é diferente no mercado de turismo, um dos mais atingidos pela pandemia e que começa a demostrar ações de recuperação. Prova disso foi a primeira Live Commerce de Turismo do Brasil, realizada na última quinta-feira (27), que contou com aproximadamente 12 mil espectadores entre as plataformas do Youtube e Facebook. Idealizada pela Loumar Turismo, de Foz do Iguaçu, o programa convocou fornecedores, prestadores de serviços, funcionários e moradores da cidade para juntos empreenderem um feito inédito para o setor.
A Live Commerce (ou comércio ao vivo, ou ainda, live streaming e-commerce) é um serviço de vendas que combina o poder do streaming de vídeo aos benefícios de interagir em tempo real com o vendedor, geralmente influencers digitais ou personalidades da mídia, com o intuito de gerar vendas imediatas. Prática originada na Ásia, começou a ser amplamente utilizada nos Estados Unidos e Europa após o início da quarentena, causada pela pandemia do Covid-19, que criou um obstáculo entre o comércio físico e seu consumidor.
A ação realizada em Foz do Iguaçu, provou funcionar também para comercializar produtos turísticos. O programa que foi ao ar, marcou um novo momento para a retomada do turismo da cidade. Foram comercializados pacotes, ingressos e transportes para um público aproximado de 12 mil pessoas, sendo 7 mil pessoas no Youtube e o restante no Facebook, com picos de 1500 pessoas simultaneamente, segundo a ferramenta de análise do Youtube.
Sem celebridades ou apresentadores consagrados, o programa contou com a força da experiência dos especialistas do destino. Chamados de loumarianos, funcionários da empresa vestiram mais uma vez a camisa para conquistar o público. Exemplos foram o Kaká Souza, youtuber do canal da agência, com uma breve experiência em transmissões ao vivo, bem como o André Vinícius, gerente comercial. A apresentação contou com a primeira participação de Giovana Franceski, gerente de atendimento às agências de turismo e operadoras, que mesmo sem uma experiência anterior frente às câmeras, demonstrou muita desenvoltura e simpatia.
“Observamos o que estavam fazendo lá fora e mesmo com pouca referência nacional decidimos aplicar em nossos negócios. Arriscamos, e no final nos surpreendemos. Ampliamos ainda mais nossa relação de comunidade e com nossos clientes”, revela Garon Piceli, diretor de marketing e comunicação do grupo Loumar Turismo.
Resultados
Além dos números da audiência, o formato de live com vendas, diferentemente de shows e entretenimento que o público nacional já está acostumado, provou que é um sucesso pelo volume de negócios comercializados durante a live, que se estendeu após o término. Os espectadores puderam comprar através de códigos QR, disponibilizados na tela durante um período específico. Os descontos exclusivos alcançaram até 70%.
Marcelo Valente, CEO da Loumar, afirma que o momento foi um divisor de águas na forma de vender Foz do Iguaçu. “Um dos objetivos foi mostrar para os nossos clientes a nossa casa. A live aconteceu dentro do nosso call center, onde em tempo real nossos vendedores fecharam centenas de negócios com o público conectado. Foi uma sinergia incrível. Algo que nunca tínhamos feito”.
Feedback
“Não foi uma live, me recuso a falar que foi uma live. Foi uma apresentação de qualidade nível programa de televisão. Assisti do início ao fim e o programa me cativou muito. E realmente o diferencial foram as vendas, eu nunca tinha visto nada igual no setor”, diz Elaine Cristina da Luz, especialista em eventos e gestora de qualidade.
Ação solidária
O programa ao vivo aconteceu durante a campanha de vendas Loumar Happy Days, que celebra dias melhores para Foz do Iguaçu. Parte do recurso das vendas será destinado ao Projeto Sopão, que auxilia pessoas que passam por necessidades.
Assista: