O www.apostasesportivas24.net já começa a se preparar para o início do Campeonato Brasileiro de 2021. A competição, como se sabe, é uma das mais importantes do futebol nacional. Em 2020, o vencedor foi o Flamengo, comandado pelo português Jorge Jesus. O time carioca deu show na competição, com futebol envolvente e uma campanha espetacular.
Em 2021, no entanto, o cenário é diferente. Além das movimentações em clubes pelo Brasil – Jorge Jesus, por exemplo, deixou o Rubro-negro carioca para acertar com o Benfica – a competição está totalmente modificada, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A doença, que já vitimou mais e 90 mil pessoas somente no Brasil, interrompeu o futebol nacional em março. Todas as competições, incluindo campeonatos estaduais, foram paralisados. Com isso, o calendário do esporte ficou totalmente prejudicado. Esse, aliás, foi um fenômeno mundial.
Em junho, federações esportivas e governadores estaduais iniciaram os protocolos de segurança para a retomada do futebol. Com isso, os campeonatos estaduais, que acabam entre abril e maio, estão sendo encerrados apenas em agosto. Esse atraso terá impacto no Campeonato Brasileiro, que terá jogos inclusive no natal.
Para não mudar o formato de disputa do Brasileiro, que é disputado no formato de pontos corridos, com todos os clubes se enfrentando em dois jogos de turno e returno, a CBF precisou atrasar, também, o encerramento do campeonato. Desta forma, precisando do mesmo número de datas, o campeão da edição de 2020 só vai ser coroado em fevereiro de 2021. A última rodada do Brasileirão está marcada para a última semana de fevereiro, no dia 24, uma quarta-feira.
Os clubes, no início da pandemia no Brasil, anteciparam as férias de seus atletas, assim, os jogos continuam acontecendo normalmente em dezembro e janeiro, parando apenas para Natal e Ano Novo, mas logo em seguida retornam – a CBF agendou partidas para os dias 27 de dezembro e 3 janeiro.
Outra mudança importante é que a CBF decidiu paralisar o Brasileirão, nas chamadas “datas Fifa”. Isso acontece quando a entidade máxima do futebol reserva datas no calendário para a realização de jogos das seleções nacionais.
No entanto, durante as disputas da Copa América e dos Jogos Olímpico, ambos adiados para 2021, a competição vai seguir normalmente.
Porém, no novo calendário, a entidade resolveu manter as datas Fifa para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, mas sem a paralisação das competições nacionais, como seria feito desta vez em 2020.