Não está nada fácil ser chefe do executivo nas cidades que formam a Tríplice Fronteira. Depois do Prefeito e Vice-Prefeito de Foz do Iguaçu testarem positivo para Covid-19, a vítima da vez foi o Prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos. O chefe do executivo municipal de CDE havia apresentado os primeiros sintomas da Covid-19 na semana passada e recebeu o teste positivo na última sexta-feira, já neste domingo, o Prefeito Miguel Prieto foi internado, juntamente com seu pai, de 62 anos, no Hospital Integrado para Doenças Respiratórias do IPS, devido ao agravamento de problemas respiratórios e desidratação leve causada pelo coronavírus, e se encontra em um estado estável.
O diretor da Décima Região de Saúde, Hugo Kunzle, confirmou que o chefe do executivo municipal de CDE e seu pai, que também apresentou sintomas da doença, estão internados na enfermaria que cuida de doentes com sintomas respiratórios, na ala especializada para atender casos de Covid-19 do hospital.
“Ambos têm uma boa evolução e apresentam clara melhoria. O prefeito é um jovem que realiza atividade física diária e dá sinais de uma evolução favorável “, enfatizou o diretor, em entrevista concedida à Rádio Nacional do Paraguai.
Miguel Prieto teve indícios de contaminação por Covid-19 há uma semana, no início deste fim de semana recebeu resultado positivo em seu teste e ontem, apresentou problemas respiratórios. Para uma melhor avaliação, ele foi transferido, juntamente com seu pai, para o hospital integrado e, após uma consulta com o pneumologista, decidiu-se pela internação de ambos que permanecem na ala de enfermaria respiratória, sem necessidade do uso de respiradores e apresentam melhora, explicou o profissional médico.
A enfermaria respiratória do Hospital Integrado possui 60 leitos, dos quais 20 estão ocupados, oito com casos positivos de covid-19. Enquanto isso, na Unidade de Terapia Intensiva, existem 06 internados por coronavírus e outros suspeitos aguardando o resultado laboratorial.
O diretor da Décima Região de Saúde lamentou o aumento de casos de covid-19 no Alto Paraná. “É preocupante, pois há duas semanas o aumento de casos comunitários é contínuo…”
Desde o início da pandemia, o Paraguai, que foi um dos primeiros países da América do Sul a promover a quarentena, e basicamente transformou o país em uma ilha quando fechou fronteiras terrestres com os países vizinhos, incluindo o Brasil, até o fechamento desta matéria já contabilizava 3721 casos confirmados para Covid-19. Destes, 1918 já são considerados recuperados e houve 31 falecimentos em decorrência da doença.