Mesmo com um período de crise que afeta a economia no país, o Paraná conseguiu colocar, pelas Agências do Trabalhador, aproximadamente 11 mil trabalhadores no mercado de trabalho. Só no mês de junho, 4.019 paranaenses conseguiram emprego.
Em abril, foram 2.966, e em maio mais 3.940 pessoas tiveram a carteira assinada.
As unidades que mais colocaram trabalhadores no mercado, no mês de junho, foram Curitiba (333), Cascavel (204), Marechal Cândido do Rondon (134), Mandaguari (128), Rolândia (122), Umuarama (111) e Francisco Beltrão (110).
Para o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach, esta é uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior de buscar uma atitude proativa na captação de vagas de trabalho. “Apesar da pandemia, muitas empresas continuam disponibilizando vagas pelo sistema das Agências do Trabalhador, como os setores de indústria, comércio e serviços, e isso tem possibilitado a retomada da geração de empregos”.
Devido ao fechamento das Agências do Trabalhador em alguns municípios, pela intensificação da pandemia, a Secretaria orienta os trabalhadores que buscam vagas de empregos e os empresários que ofertam vagas que continuem utilizando as plataformas digitais.
As agências que não fecharam continuam com a intermediação de mão de obra, disponibilizando vagas de emprego, por meio do atendimento presencial, mediante o agendamento prévio. “Atualmente, ainda temos 2.297 vagas de emprego disponíveis no Estado, pelas Agências do Trabalhador, e estamos sempre trabalhando para intermediar mais vagas e contratações no Paraná”, afrima o coordenador interino da gestão do Trabalho e Emprego da Sejuf, Walmir dos Santos.
Foz do Iguaçu
Os dados do CADEG para o primeiro quadrimestre, analisados pelo Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas da UNILA, apontava uma perda de pouco mais de 4 mil empregos formais na cidade entre os meses de março e abril, causados principalmente por conta da pandemia do coronavírus. Embora ainda não seja possível apontar uma recuperação, setores como o da construção civil e comércio varejista tem gerado novas vagas de emprego. Até o fechamento desta matéria, a Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu contava com cerca de 70 vagas em aberto, à procura de canditatos. A expectativa é que a oferta de vagas volte a crescer com o fim do decreto estadual que restringiu atividades comerciais por 14 dias e está em vigor desde o início do mês.
Procura de Vagas
Para consultar as vagas disponíveis na sua cidade, basta acessar o aplicativo SINE FÁCIL que pode ser baixado gratuitamente pela Play Store ou Apple Store, ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br. Para acessar o app é necessário um QRCODE que pode ser solicitado diretamente no site da Sejuf pelo Chat do Trabalhador. Também é possível buscar atendimento presencial nas Agências do Trabalhador que estão atendendo ao público, mediante agendamento prévio no site www.justica.pr.gov.br/trabalho. Em Foz do Iguaçu, a Agência do Trabalhador está localizada na rua Xavier da Silva, 834, no centro. O horário de atendimento foi reduzido por conta das ações que buscam diminuir a disseminação do coronavírus. Mais informações pelo telefone: telefone (45) 3545-5450.
Com informações de: AEN – Agência Estadual de Notícias.