A Unila entregou, nesta terça-feira, 02, mais um lote de álcool glicerinado 80% produzido por pesquisadores da Universidade. Foram doados 250 litros do produto para a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, 50 litros para a 9ª Regional de Saúde e 100 litros para o Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul.
O lote foi produzido com os insumos doados pelo Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC). No total, o HMCC doou cerca de 2,5 mil litros de álcool 96%, 44 litros de glicerina e 11 litros de peróxido, com o apoio financeiro da Itaipu Binacional. Esses insumos serão suficientes para a produção de 3 mil litros de álcool.
Além da doação, a Unila recebeu R$ 240 mil do Ministério da Educação para projetos de enfrentamento da Covid-19. Destes, R$ 35 mil foram destinados à aquisição de mais insumos para ampliar a produção de álcool glicerinado. Com esse investimento, será possível aumentar a capacidade total de produção para 6 mil litros. “Com as doações e recursos, felizmente, regularizamos nosso processo de produção e pretendemos doar semanalmente um volume similar”, comenta o vice-reitor, Luis Evelio Garcia Acevedo. “Nós estamos em uma situação difícil para todos, mas é satisfatório ver a resposta da comunidade acadêmica. Apesar de todo esse contexto, esta é uma oportunidade de continuarmos a afirmar nosso compromisso com a sociedade”, completou.
O cacique do Tekoha Ocoy, Celso Jepoty Alves, esteve na entrega do álcool glicerinado, que será utilizado pelos moradores da aldeia. Ele conta que a comunidade está bem orientada, mas que é preciso ficar sempre atento aos cuidados recomendados pelas autoridades de saúde. “É bem importante a gente levar esse álcool pra nossa comunidade. A gente sempre orienta pra ter bastante cuidado, e esse álcool vai ajudar bastante”, comentou.
O álcool vai ser o primeiro a chegar até os moradores do Ocoy. “Estamos intensificando cuidados e orientações nas aldeias e, acima de tudo, orientando para o isolamento. Lá, estão seguros. Essa ajuda vai ser muito proveitosa”, afirma Lilian Rodrigues, enfermeira da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Os 50 litros de álcool doados à 9ª Regional de Saúde serão repassados para o Núcleo Regional de Educação (RNE) para ser utilizado pelos profissionais que trabalham na entrega de leite, realizada três vezes por semana, e na entrega de kits de alimentos para as famílias participantes de programas sociais.
O álcool glicerinado 80% é um produto de consistência líquida, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assepsia das mãos e de superfícies. A produção é realizada no Laboratório Multiusuário de Química, por professores e alunos da Unila. Todo o processo está sendo acompanhado e foi autorizado pela Vigilância Sanitária, seguindo portarias da Anvisa, que liberou a produção de álcool nas instituições de ensino superior, exclusivamente para doação ao SUS.
Empresas e pessoas físicas interessadas em fazer doações de insumos devem buscar orientações na chamada pública PROAGI 002/2020. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail ou pelo telefone (45) 3529-2794./