A fim de evitar um processo de demissão e falência em massa no comércio, a Diretoria e o Conselho Superior da ACIFI estão solicitando da Prefeitura de Foz do Iguaçu um plano para a retomada gradativa da atividade comercial. Essa medida é necessária para dar segurança às empresas e preservar empregos.
Esse foi o objetivo da carta pública distribuída pela entidade a empresários e meios de comunicação na quinta-feira, 26. O plano requerido pela ACIFI à gestão municipal deve apontar medidas de segurança a serem aplicadas no processo de reabertura de lojas comerciais, fechadas desde a última quarta-feira, 18.
A expectativa é para reabertura gradual em abril. De acordo com o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, a data em que o comércio poderá abrir suas portas é uma decisão que cabe ao prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, observada a legislação e normativas dos governos estadual e federal.
“A data exata para reabertura gradativa do comércio e serviços é uma decisão que cabe à administração pública municipal e deve ser determinada e anunciada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, com toda a responsabilidade, serenidade, seriedade e segurança que essa medida exige”, frisa Faisal Ismail.
Para o presidente da entidade, a gestão do município deve elaborar esse plano com base na chamada Estratégia de Verticalização, Vigilância Ativa e fortalecimento do sistema de saúde. “O que inclui ampliação da capacidade de realização de testes/exames para covid-19, de forma rápida e efetiva, e reforço das ações de prevenção”, explica Faisal.
CLIQUE no link para ler o comunicado na íntegra.
Loumar oferece serviço de transporte exclusivo para viagens emergenciais a Foz