A princesa Mako, do Japão, esteve na Itaipu Binacional nesta terça, 13, e quarta-feira, 14, como parte de sua visita oficial ao Paraguai. Mako, de 24 anos, é neta do Imperador Akihito. A visita faz parte das comemorações dos 80 anos da imigração japonesa ao país vizinho e é a segunda viagem oficial de Sua Alteza Imperial ao exterior (a primeira incluiu El Salvador e Honduras, no último mês de dezembro).
Além da Itaipu, a agenda da princesa Mako incluiu a Casa da Independência e a Casa do Turismo, em Assunção e diversas cidades do interior do país. “Para nós paraguaios – e não só os de descendência japonesa – é um privilégio receber a princesa Mako. O Paraguai é o país mais visitado pela família imperial do Japão e foi um dos primeiros países no mundo a abrir as portas para os imigrantes japoneses”, afirmou o ministro de Relações Exteriores, Óscar Cabello.
Na Itaipu, a princesa Mako foi recebida nesta terça-feira, 13, pelo diretor-geral paraguaio, James Spalding, e pelo diretor Técnico, José Sánchez Tillería, no Mirante do Vertedouro da Margem Direita, e seguiu para uma visita à área industrial da usina, onde também deixou sua assinatura do livro de visitantes ilustres da empresa. No mesmo dia, a princesa ainda visitou o Museu da Terra Guarani, da Itaipu, onde foi recebida pelo Diretor de Coordenação Executivo, Pedro Domaniczky.
Na quarta-feira, Mako retornou à usina para o encerramento de sua visita oficial de oito dias ao Paraguai. Ali, também foi recebida pelo Diretor Técnico Executivo, Airton Dipp. É a primeira autoridade estrangeira a visitar Itaipu desde a vinda do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no último dia 7 de agosto.
A imigração japonesa teve início no Paraguai em 1936. Os primeiros imigrantes se estabeleceram na localidade de Colmena, no departamento de Paraguarí. Posteriormente, outras levas de imigrantes estabeleceram-se também nos departamentos de Itapúa, Alto Paraná e Amambay. Os colonos japoneses se dedicaram principalmente ao cultivo de soja, milho, arroz e trigo e também foram responsáveis pela introdução, no país vizinho, da carne wagyu, originária da pecuária japonesa.
A princesa Mako nasceu em 23 de outubro de 1991 em Tóquio. Ela é filha do príncipe Akishino e da princesa Kiko, e neta do imperador Akihito. Tem dois irmãos: Kako e Hisahito. Em 2014, ela graduou-se em Artes e Ciências pela Universidade Cristã de Tóquio. Em 2016, recebeu o título de mestre pela Universidade de Leicester, do Reino Unido. A princesa tem cargos honorários, como investigadora associada da Universidade do Museu de Tóquio.