Agentes da Cruz Vermelha e da 10ª região Sanitária de Saúde de Alta Paraná, no Paraguai, iniciaram neste sábado, 14, um trabalho de prevenção contra a propagação do coronavírus no país.
Além das medidas já adotadas no país vizinho como o fechamento de escolas e universidades e o cancelamento de eventos públicos em grande escala, os agentes agora abordam os turistas que atravessam a fronteira entre Cidade do Leste e Foz do Iguaçu para averiguação.
Para entrar no país via fronteira terrestre, os visitantes necessitam passar álcool em gel nas mãos, além de terem suas temperaturas corporais aferidas, para verificar se há febre ou não. Estas ações devem acontecer pelos próximos 15 dias na aduana.
Além disso, o prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, divulgou uma resolução, informando que as atividades da prefeitura estarão suspensas por 5 dias, de 16 a 20 de março. Mesmo assim, o comércio paraguaio não deu sinal de que irá abaixar as portas durante o período.
Vale ressaltar que nenhuma das três cidades da tríplice fronteira, (Foz do Iguaçu, Cidade do Leste e Puerto Iguazú), registram casos de Covid-19 até o momento.