Search
Previous slide
Next slide

Os 5 melhores lugares para fazer flutuação no Brasil

Previous slide
Next slide

O turismo ecológico tem crescido cada vez mais entre os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros que chegam ao país em busca de aventura em meio à natureza.

É o que demonstra o último estudo da Demanda Turística Internacional, feito pelo Ministério do Turismo em 2018. Segundo a pesquisa, dos quase 40 mil entrevistados, 16,3% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a lazer tiveram como motivação a natureza, ecoturismo ou aventura. No Paraná, uma das principais opções é o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu e que recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano.

Mas o Brasil tem muitos outros destinos de turismo ecológico com inúmeras opções de passeios e diversão consiente onde é possível observar animais e a natureza de lugares incríveis, além de se divertir com atividades que vão do rapel ao arvorismo passando também pelo mergulho e flutuação.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), a flutuação consiste no mergulho superficial em rios, mares ou lagos de águas calmas e claras, em que o turista tem contato direto com a natureza, observando rochas, fauna e flora aquáticas com auxílio de máscaras, snorkel, colete salva-vidas e nadadeiras.

A flutuação é oferecida em regiões que praticam o ecoturismo por causar o mínimo impacto possível no ambiente natural pelos turistas. Além disso, é uma prática mais segura e apropriada para viagens familiares, já que não requer a apresentação de carteirinha de certificação de cursos de mergulho.

Repleto de riquezas naturais, o Brasil abriga diversos destinos perfeitos para explorar a vida aquática através da flutuação, tanto em águas marítimas quanto fluviais. Confira cinco dos principais destinos abaixo:

Bonito (MS)
Liderando a lista de lugares mais visitados para o ecoturismo nacionalmente está a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A região, localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, abriga paisagens estonteantes e diversas atrações com águas cristalinas, perfeitas para a flutuação fluvial.

Como todos os passeios ficam dentro de propriedades particulares e é preciso fazer a reserva antecipada para cada um deles, é importante entrar em contato com uma agência de turismo em Bonito (MS) para o planejamento da viagem.

Entre os principais lugares para flutuação em Bonito, estão o Rio Sucuri, a Lagoa Misteriosa e o Rio da Prata. Isso tudo além das paisagens, banhos de cachoeira e esportes radicais que Bonito oferece.

Fernando de Noronha (PE)
O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado mundialmente como o melhor local brasileiro para mergulho. Mas suas águas cristalinas permitem que o contato com a fauna marinha seja possível mesmo com a flutuação, em praias como Atalaia, Sueste, Baía do Sancho e Baía dos Porcos. Já algumas piscinas naturais do arquipélago, de tão cristalinas, possibilitam ver peixes, crustáceos e plantas sem equipamento algum.

Jalapão (TO)
A terra do capim dourado é um dos paraísos naturais existentes no Brasil. O destino fica no Parque Estadual do Jalapão — ao leste do estado do Tocantins —, uma unidade de conservação com mais de 34mil km² onde os visitantes podem se esbaldar com uma diversidade de paisagens que inclui chapadas, serras com clima de savana, dunas alaranjadas e a abundância de águas.

O parque conta com diversos locais que rendem mergulhos incríveis, mas o Rio Novo é o principal para quem quer fazer flutuação. Ele é um dos últimos rios de água potável do mundo e os fervedouros são poços de água cristalina onde é impossível afundar. O mergulho livre no Jalapão é uma experiência mais ligada à flora e à formação geográfica do local, que fica ainda mais mágica quando observada com snorkel.

Maragogi (AL)
Maragogi é um destino de férias onde a flutuação é mais praticada. Isso ocorre porque o município da costa norte do estado de Alagoas abriga algumas das piscinas naturais mais incríveis do mundo. Suas águas cristalinas, que permitem a visualização de toda a fauna marinha, fizeram com que a região se tornasse conhecida como o Caribe brasileiro.

Existem diversos passeios de barco que saem para as piscinas rasas, chamadas de galés, onde a flutuação é inesquecível. O litoral é repleto de coloridos recifes de coral e as paisagens da região são imperdíveis.

Lagoa Azul, Ilha Grande (RJ)
A Lagoa Azul é uma piscina natural deslumbrante localizada em Ilha Grande, Angra dos Reis. Rodeada por ilhas, sua água é tranquila, azulada e cristalina, ou seja, perfeita para flutuação. Também repleta de corais e peixes coloridos que podem ser vistos nitidamente até por fora da água, com a ajuda de um snorkel, então, o visual é de tirar o fôlego!

Entretanto, o local é um dos mais visitados pelos turistas que vão a Angra dos Reis e o passeio costuma encher bastante, principalmente durante os finais de semana. Por isso, é importante chegar cedo para conseguir aproveitar a lagoa mais tranquilamente.

O acesso é feito por barcos que partem das vilas na costa, como a Vila do Abraão — a aproximadamente 45 minutos de Ilha Grande. Lá, os visitantes podem aproveitar um barco-restaurante que serve frutos do mar e drinks ao lado da área restrita aos banhistas, enquanto desfrutam o visual. Vale a pena conhecer!

Por agência de marketing digital emarket

Previous slide
Next slide