Search

Secretaria de Saúde desmente caso de coronavírus em Foz do Iguaçu

Um prontuário com diagnóstico suspeito de coronavírus, circulou pelas redes sociais este fim de semana em Foz do Iguaçu.

De acordo com o documento, uma mulher de 31 anos deu entrada no UPA Morumbi na última sexta-feira, 14, com sintomas da doença, como febre, tosse e coriza. Ela trabalha em um hotel e teria tido contato com japoneses e chineses há alguns dias. Na ficha da paciente, o médico chegou a pedir urgência na internação e conduta clínica.

Entretanto, em nota, a A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) esclarece que não há nenhum caso suspeito e registrado de coronavírus no município. As informações que circulam pela internet sobre o registro da doença em Foz do Iguaçu não são verdadeiras. “A SMSA informa ainda que abrirá sindicância  para apurar a autoria da divulgação criminosa de fatos inverídicos que estão gerando impactos entre a população”.

O secretário de Turismo Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, também se pronunciou sobre o caso.

“Uma suspeita infundada seguida de ato criminoso fez viralizar nas redes sociais e grupos de WhatsApp um boato da existência de caso de internamento por coronavírus em Foz do Iguaçu. Felizmente, o boato é falso e a suspeita, improcedente. Entenda o que aconteceu. Um paciente deu entrada na UPA do Morumbi com suspeita de gripe. O médico que atendeu o caso confundiu os sintomas com os do coronavírus. Exames são solicitados e ele registra essa suspeita equivocada no prontuário do paciente. Logo em seguida, uma cópia do prontuário começa a se espalhar pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. A suspeita do vírus foi descartada após a chegada dos exames, mas o boato já havia se disseminado, gerando um impacto negativo na população. Por conta desse vazamento, uma sindicância foi aberta para apurar a responsabilidade. Espalhar boatos é crime”, disse o secretário.

A SMSA informa que a Vigilância Epidemiológica está de plantão 24 horas para esclarecer à população sobre o coronavírus através do número: (45) 99992-0550, bem como para monitorar possíveis casos suspeitos.

A paciente registrou um B.O na Polícia Civil pela divulgação de seu prontuário.