Search
Previous slide
Next slide

Níveis dos rios Iguaçu e Paraná diminuem na fronteira

Previous slide
Next slide

 

Depois de atingir um pico de pouco mais de 13 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), quase 12 vezes acima da normal, neste domingo (29), a vazão nas Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, diminuiu nesta segunda-feira (30). O mesmo ocorreu com o nível do Rio Paraná sob a Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.  

Foto: Rafael Guimarães / Arquivo
Passarela nas Cataratas do Iguaçu tem sido fechada com frequência por causa das cheias no rio Iguaçu

Em alguns trechos houve registro de inundação, especialmente no lado paraguaio. Não há um número oficial de casas afetadas, mas estima-se em torno de dez. A situação deve se normalizar nesta semana, com a redução lenta e gradual do volume dos rios. 

  
De acordo com o último boletim emitido pela Divisão de Hidrologia de Itaipu, que faz medições constantes, com registros consolidados dos dados nos dois rios, na estação hidrométrica da Ponte da Amizade o nível do Paraná chegou a 111,39 metros (em relação ao nível do mar), por volta das 14h desta segunda-feira. Na estação do Iate Club Cataratas, no Porto Meira, a cota máxima chegou a 110,88.
  
Já no Rio Iguaçu, na estação hidrométrica do Hotel Cataratas, a vazão registrada foi de 9.663 m³/s às 11h. A considerada normal varia de 1,2 a 1,5 mil m³/s dependendo do período. Não há previsão de novas ocorrências de chuvas nesta bacia para os próximos dias. A tendência é que a cheia diminua. O valor máximo registrado naquele ponto foi de 13.005 m3/s às 8h de domingo.

 

Previous slide
Next slide