Na tarde da última quinta-feira, 07, a reitoria do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, autoridades, sociedade civil, 32 entidades e 8 empresas, reuniram-se em Foz do Iguaçu para homenagear o ministro da Justiça Sérgio Moro.
Pela primeira vez na história da Universidade, um brasileiro foi presenteado com o título de “Professor Doutor Honoris Causa” (Por Causa da Honra). Este título é concedido por uma Universidade, quando a mesma deseja homenagear uma grande personalidade de destaque ou importância por seu trabalho. Moro recebeu o diploma e a medalha das mãos da reitora da UDC, Rosicler Hauagge do Prado, e do vice-reitor, Acir Amilto do Prado e foi aplaudido de pé pelos cerca de 900 presentes. “A honraria nos estimula a prosseguir e continuar fazendo a coisa certa. Agradeço pelo grande prestígio”, disse o ministro.
Palestra
Além da homenagem, Moro aproveitou a oportunidade para apresentar ao público presente o pacote anticrime, falou também da instalação do centro de inteligência e do projeto de integração de forças policiais na fronteira. “A integração das forças policiais permitirá que agentes cruzem até um quilômetro a fronteira dos países vizinhos em caso de perseguições”, ressaltou o ministro.
Durante a palestra, Sérgio Moro ainda adiantou que deve retornar a Foz do Iguaçu no próximo mês, para a inauguração do Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF). A previsão é que ele esteja em funcionamento a partir do dia 13 de dezembro.
A proposta do Centro, inspirado no modelo norte-americano conhecido como Fusion Center, é integrar dados e informações das diversas forças de segurança e inteligência que atuam na região de fronteira, tanto da esfera federal como estadual. O objetivo é promover, diuturnamente, a coleta, análise, produção de conhecimento e divulgação de informações relevantes, que possam contribuir com o combate ao crime.