Os tempos são de crise financeira e vivemos uma intensa alta no dólar, mas ainda assim os brasileiros não deixam de escolher Ciudad del Este como um dos principais destinos quando querem fazer suas compras.
Sabendo das dificuldades atuais, no último mês, o Ministério da Economia do Paraguai anunciou uma medida para incentivar ainda mais o comércio na cidade, reduzindo as tarifas de impostos de 160 produtos que estão na Lista Nacional de Exceção do Mercosul, fazendo com que alguns preços caíssem até 20%.
Os produtos eletrônicos de alto valor ainda são os mais procurados pelos brasileiros que vão fazer compras em Ciudad del Este. Isso se deve aos preços muito menores operados no Paraguai para este tipo de produto, o que faz valer a pena as viagens para o país, mesmo para pessoas que moram mais longe da fronteira.
Os celulares são os mais buscados. A diferença para os preços do Brasil pode chegar a R$1.400 em alguns modelos. Segundo o site REVIEWBOX, os brasileiros que vão até o Paraguai para comprar um celular, chegam ao país já sabendo exatamente o que querem, pois pesquisam muito na internet antes de decidir, analisando os preços e fazendo todas as contas possíveis.
Os produtos da moda também sempre estão entre os mais procurados. Recentemente tivemos várias febres que movimentaram as compras em Ciudad del Este, desde coisas simples como os Hand Spinners, até as mais caras, como as caixas de som portáteis, os drones e os vaporizadores.
Isso ocorre por conta da facilidade de encontrar os produtos mais novos e mais baratos no Paraguai, atraindo muitas pessoas que desejam revender as últimas novidades no Brasil. E o comércio de Ciudad del Este está sempre preparado para as novas ondas.
Além dos eletrônicos e dos produtos em alta, os itens de beleza e cuidados pessoais também tem tido enorme demanda na cidade. Sempre foi comum a procura por perfumes, mas hoje esse interesse se estendeu às maquiagens, cremes, produtos de cuidados para a pele e muitos outros.
Por outro lado, a recente alta do dólar fez com que os produtos perecíveis e de menor valor fossem menos buscados, pois alguns já chegam a apresentar preços muito parecidos com os oferecidos no Brasil. Os alimentos e bebidas, por exemplo, que até poucos anos eram alguns dos grandes atrativos de Ciudad del Este, hoje em dia estão em baixa.
Buscando atrair mais consumidores brasileiros, as maiores lojas da cidade estão se adaptando cada vez mais aos nossos hábitos de consumo. Recentemente, foi divulgado que algumas delas irão aderir à Black Friday e oferecer descontos de até 70% em diversos produtos, além de oferecer mais garantia, na intenção de passar mais confiança ao público brasileiro.