A ordem de serviço assinada para início das obras de revitalização da Ponte Internacional da Amizade, começa a contar prazo a partir desta quarta-feira (1º de outubro). Serão doze meses para a realização dos serviços de recuperação da pista, colocação de grades separando passarela de pedestres e instalação de cobertura.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT espera, para os próximos dias, o agendamento de uma reunião com os representantes do consórcio, para a apresentação do cronograma dos trabalhos.
Foto: Letícia Lichacovski |
Ponte da Amizade passará por revitalização nos próximos 12 meses |
Na sequência será necessário , definir com os órgãos de segurança e da Prefeitura Municipal, sobre qual a melhor forma para o desenvolvimento da rotina de trabalho durante a revitalização.
A previsão é que as melhorias comecem com a limpeza da estrutura na parte inferior da ponte.
No próximo ano irão começar os serviços nas pistas e passarelas de pedestres. A intenção é que os trabalhos ocorram no horário noturno para não causar transtornos as pessoas e veículos que circulam diariamente pela fronteira. Para o início dos serviços, o consórcio CSO Gaissler, vencedor da licitação, vai necessitar montar o canteiro de obras no local para atender os trabalhadores, receber os materiais e para abrigar os equipamentos e maquinários.
As obras de revitalização estão orçadas em R$ 10 milhões. A assinatura da ordem de serviço foi realizada no último dia 23, pelo ministro dos Transportes, Sérgio Passos, na sede do DNIT, aqui em Foz do Iguaçu.
O projeto que será executado, teve a participação na elaboração do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu – Codefoz, Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística – Fundo Iguaçu e o DNIT.
O objetivo é fazer a recuperação completa da principal ligação entre o Brasil e o Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade, inaugurada há quase meio século, em 27 de março de 1965. Local por onde circulam diariamente mais de 40 mil pessoas e 17 mil veículos.
Além da limpeza, pintura e manutenção da estrutura na parte inferior, na área superior serão reformados 35% do pavimento da pista de circulação de veículos. Esse serviço inclui tratamento das trincas e fissuras no concreto.
As passarelas de pedestres nos sentidos Foz- Ciudad del Este e Paraguai – Brasil, ganharão cobertura em toda a sua extensão e ainda, as grades que separam da pista dos carros vão ter as grades trocadas. Melhorias que vão oferecer maior conforto e segurança aos turistas e moradores que cruzam a fronteira com destino ao país vizinho.