Foto: Assessoria |
Brasileiros conquistam várias medalhas no primeiro dia de competição |
O destaque do dia ficou por conta dos brasileiros, vencedores das provas de Sprint Sub-19, masculino e feminino, e Sub-23 Feminino. No Sub-23 Masculino os vencedores foram os atletas da República Tcheca. No Head to Head o Brasil dominou no masculino levando o primeiro lugar no Sub-19 e Sub-23, além do ouro no Sub-23 Feminino. Já no feminino Sub-19 destaque para a Rússia na primeira colocação.
Os países que participam das disputas do Sub-19 e Sub-23 do Mundial de Rafting R4 2014 são: Brasil, Rússia, Austrália, Eslováquia, Indonésia, Japão, Argentina, Nova Zelândia, República Tcheca, Eslovênia, Colômbia, Áustria e Holanda.
Esta é a primeira vez que um Mundial R4 é disputado nas categorias Sub-19 e Sub-23. “Anteriormente existia apenas a categoria Junior que era destinada para atletas até 15 anos de idade. Nesta sexta entre os jovens, os destaques foram os atletas do Brasil, Japão, República Tcheca, Eslovênia e Eslováquia”, informou o norte-americano Joe Willie Jones, presidente da Federação Internacional de Rafting (IRF).
No Sprint, primeira prova disputada na competição, os brasileiros dominaram a categoria. No Sub-19 Feminino o Brasil garantiu o primeiro lugar, seguido pela Austrália e Rússia. No Sub-19 Masculino novamente Brasil na primeira colocação, com a prata para a Rússia e o bronze para a Austrália. No Sub-23 Feminino as brasileiras também levaram a melhor, seguidas pelas tchecas e japonesas. Já no Sub-23 Masculino foram os tchecos que garantiram a primeira colocação. Os brasileiros ficaram com a prata e os eslovenos com o bronze.
Após o Sprint foram disputadas as provas Head to Head, onde mais uma vez os brasileiros mostram força. No Sub-19 Masculino o ouro ficou com o Brasil, seguido pela Rússia e Argentina; e no Sub-23 deu Brasil, Eslovênia e República Tcheca. No feminino outro bom resultado para o Brasil ao levar o primeiro lugar no Sub-23, com a prata para a República Tcheca e o bronze para o Japão. No Sub-19 Feminino o ouro ficou com a Rússia, seguida pela Austrália e Nova Zelândia.
Briga pelo título geral – Depois do término das provas de Sprint e Head to Head as equipes brasileiras mostram força competindo em casa e lideram três das quatro categorias em busca do título de campeão geral 2014. No Sub-19 Masculino o Brasil segue em primeiro com 300 pontos, seguido pela Rússia com 264 e Austrália com 223. No Sub-23 o Brasil lidera com 288 pontos, seguido pela República Tcheca com 258 e Eslovênia com 255. No Sub-19 Feminino o líder é a Rússia com 279 pontos, à frente de Austrália com 264 e Brasil com 244. No Sub-23 Feminino o Brasil lidera com 300 pontos, seguido pela República Tcheca com 264 e Japão com 237.
Neste sábado, acontecem as disputas da prova de Slalom, também realizadas no Canal Itaipu. Domingo é a vez da disputa da Descida, prova decisiva e com maior peso na pontuação geral que apontará os campeões mundiais do Sub-19 e Sub-23, masculino e feminino.