Search

Skydivefoz fará evento e destinará parte da renda ao Lar dos Velhinhos

Um grupo de mais de 20 atletas paraquedistas estão se preparando para realizar saltos a mais 3 mil metros de altura neste próximo sábado, 06, no espaço de paraquedismo de Foz do Iguaçu, na SkydiveFoz. O encontro, batizado de “Boogie Dragon”, irá apresentar a aeronave, modelo Cesnna 206, vinda do Alasca (estado norte-americano) recentemente para voar nos céus brasileiros. Boogie é o termo usado para designar os encontros de paraquedistas para realizarem saltos e Dragon é o nome do avião.

Batizada de “Dragon” (Dragão em português), o avião criado em 1977, e levou aproximadamente 60 horas de voo para chegar à Foz. Thiago Peretti, paraquedista profissional e fundador do espaço, pilotou o Dragon desde a cidade de origem e conta que a primeira escala foi em Las Vegas (Nevada – EUA) para substituir o conjunto de motor e hélice. “A escolha deste modelo foi estratégica, é um avião muito operacional para área, de tamanho e agilidade seguras para prática do paraquedismo”.

Cruzou os Estados Unidos até Miami, no estado da Flórida, para então realizar a última escala nas Ilhas do Caribe – parte sul da América Central, antes de chegar no Brasil. E finalmente em Foz. De acordo com ele, o Dragon transporta até 7 pessoas, sendo um piloto e 6 passageiros. A tramitação para poder exercer atividade no país levou cerca de dois meses perante a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil. “Agora Dragon é um avião brasileiro”, comemora Thiago.

O paraquedista, que já acumulou mais de 20 mil saltos, e foi o segundo homem do mundo a saltar de um avião vestido com o macacão do tipo wingsuit (roupa com asas para voos em alta performance) que conseguiu voltar para a mesma aeronave antes do pouso. O grande feito aconteceu no céu da cidade em 10 de maio de 2015.

Adrenalina

Personalizado com um dragão vermelho furioso, Dragon é uma aeronave estável e que permite aos passageiros uma visão panorâmica. No percurso realizado pela equipe da SkydiveFoz os tripulantes desfrutam durante a subida, um sobrevoo de 20min, com vista da primeira usina hidrelétrica da região, a Acaray, que fica entre Ciudad del Este e Hernandárias, no Paraguai.

Além da mata ciliar, áreas de reflorestamento, Costaneira em Hernandárias, é possível contemplar de forma privilegiada a Itaipu Binacional, a “Maior Geradora de Energia limpa e renovável do Mundo”.  Toda magnitude do Lado de Itaipu se impõe, o Canal da Piracema, os bairros da região Norte município, e o rio Paraná. Podem ser admirados também a região de Ciudad Del Este, Ponte da Amizade, Ilha Acaray e brevemente Puerto Iguazu, na Argentina. Para quem nunca saltou de paraquedas, Thiago recomenda: “A vida passa a ter outro significado quando você está sob a perspectiva dos pássaros”. 

Lar dos Velhinhos

Parte da verba arrecada com o evento será destinado ao Lar dos Velhinhos de Foz do Iguaçu. Henrique Britez, colaborador da Skydive Foz, e um dos responsáveis do comercial da empresa, conta que a entidade foi escolhida dois motivos. Primeiro porque recentemente um morador do lar conseguiu realizar o desejo de saltar de paraquedas aos 81 anos. Os amigos dele vieram encorajar e também passaram um dia todo contemplando os voos. “Isso só comprova que nunca é tarde para voar”. E em segundo porque a chegada do Dragon é fruto de muito trabalho, e queremos devolver esta conquista de alguma forma à sociedade.