Foz do Iguaçu é uma cidade plural que abriga povos de mais de 70 etnias e suas diferentes culturas e ainda tem argentinos e paraguaios como vizinhos. Mas se eu pudesse simplificar mais, eu diria que Foz é formada por dois tipos de pessoas; os que nasceram em Foz e os que adotaram Foz do Iguaçu como sua cidade do coração.
Eu faço parte deste segundo grupo, os que não nasceram aqui, mas amam Foz do Iguaçu mais que churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e modão de viola.
Por amar Foz do Iguaçu, trabalhar com turismo e ainda manter uma coluna aqui no Clickfoz, eu, assim como outros colegas, estou sempre antenado em tudo que é notícia sobre nossa cidade, região e atrativos publicadas no Brasil e no mundo.
E foi exatamente por estar “antenado” – nas ondas curtas do rádio, mais especificamente – que fiquei ciente de uma pesquisa, que estava sendo divulgada na Rádio Band News, sobre os “Destinos Turísticos Mais Procurados por Brasileiros em 2019”. Claro, você pode estar pensando “o ano mal começou, essa pesquisa deve ser irrelevante…” mas existe sim uma relevância para quem atua no mercado e também para quem depende desse mercado, nossa cidade no caso.
Como todo apaixonado por Foz do Iguaçu, ao saber que os destinos seriam anunciados, tomei todo o fôlego que me foi possível tomar e me preparei pra soltar um sonoro “É Foz, é do Brasil!” no melhor estilo, Galvão Bueno fim da Copa de 1994.
Tamanha foi minha surpresa, quando, ao anunciarem o décimo destino da lista – que só possuía dez mesmo – percebi que Foz do Iguaçu não fazia parte dela.
Os dez destinos mais pesquisados por brasileiros na internet, segundo o anúncio da rádio eram:
- Pão de Açúcar (RJ) – 334 mil
- Cristo Redentor (RJ) – 92 mil
- Ilha do Mel (PR) – 80 mil
- Elevador Lacerda (BA) – 31 mil
- Pomerode (SC) – 31 mil
- Praia do Espelho (BA) – 24 mil
- Pelourinho (BA) – 21 mil
- Corcovado (RJ) – 20 mil
- Petar (SP) – 15 mil
- Centro cultural banco do brasil – 13,5 mil
A rádio, citou como fonte, um levantamento realizado pela SEMrush, uma empresa global de marketing digital especializada em fornecer para outras empresas, ferramentas de auditoria de sites, monitoramento de marca e conteúdo e que tem como clientes, grandes marcas como a gigante Amazon, por exemplo.
Em busca de um entendimento sobre porque Foz do Iguaçu não constava entre os dez destinos, agora, já contando com a ajuda de colegas tão incrédulos quanto eu, acionamos nossos próprios consultores, também especialistas em monitoramento de marca e conteúdo, e solicitamos ajuda para verificar porque Foz do Iguaçu se encontrava tão mal rankeada.
Enquanto aguardávamos o retorno de nossos especialistas, encontramos a postagem sobre o levantamento da gigante global de monitoramentos postada no Jornal O Dia e no Blog do Patricio Nunes e foi ali que encontramos a origem da notícia, uma empresa de Relações Públicas (PR) de São Paulo.
Entramos em contato via e-mail solicitando a confirmação da divulgação do levantamento, bem como, a confirmação da veracidade do que foi divulgado.
Enquanto aguardávamos a resposta a nosso questionamento, por parte da empresa de PR, um de nossos especialistas, Andrey Manfredi nos apresentou dados que conflitavam com os apresentados pelo levantamento.
Em uma simples busca, que levou menos de 2 minutos para retornar com dados, Andrey descobriu que apenas no mês de janeiro de 2019, a palavra chave “Cataratas do Iguaçu” foi buscada mais de 60 mil vezes por brasileiros em sites de busca.
Nosso questionamento foi prontamente respondido pela empresa de PR, e a partir desta resposta foi possível finalmente entender porque Foz do Iguaçu não constava na lista.
Segue abaixo trecho da resposta ao nosso questionamento, enviado pela empresa de PR:
“Recebemos o questionamento em relação a lista fornecida pela SEMrush em relação aos pontos turísticos brasileiros.
Esses números são a média de pesquisas realizadas em mecanismos de busca no período de: Janeiro/2019 (6600) + Fevereiro/2019 (3600). Utilizamos como referência: “Parque Nacional do Iguaçu”, que conta com média de 5.100 pesquisas (19º colocado do ranking). O levantamento foi realizado pelo Data Team da SEMrush, localizado na Rússia. A empresa é líder global em marketing digital e possui o maior banco de palavras chave do mundo.”
Não foi preciso sequer ler todo o texto contido na resposta que nos foi enviada, porque a frase “Utilizamos como referência: Parque Nacional do Iguaçu” nos saltou aos olhos instantaneamente. O “Data Team Russo” pode até ser especialista em pesquisas, e disso nenhum de nós discorda, até mesmo porque, após o susto, verificamos juntamente com nossos especialistas outros dados fornecidos por eles que foram todos confirmados.
Agora, de brasileiros, definitivamente o “Data Team” não entende.
Que cidadão, nascido no Brasil, procura Foz do Iguaçu nas ferramentas de busca usando a palavra chave “Parque Nacional do Iguaçu”? Não dá para simplesmente apontar um atrativo turístico como “o mais buscado” sem entender como o público busca pelo atrativo. Seria o mesmo que entrar em um bar e pedir uma bebida produzida a partir da fermentação de cevada maltada e lúpulo bem gelada. Pode ser que em algum lugar do mundo alguém solicite por uma cerveja desta forma, mas não no Brasil. Parque Nacional do Iguaçu é um atrativo que possui um outro atrativo maior ainda, as Cataratas do Iguaçu. Se esta fosse a palavra chave utilizada, provavelmente estaríamos encabeçando esta lista.
O Parque Nacional do Iguaçu faz parte de um destino muito maior e inclui Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional, Compras no Paraguai, Ciudad Del Este, Argentina, Parque das Aves entre outros atrativos, e o nome global deste destino é Foz do Iguaçu.
Da mesma forma, se Pão de Açúcar e Cristo Redentor, primeiro e segundo lugar da lista respectivamente, fossem buscados simplesmente utilizando uma palavra chave global como “Rio de Janeiro”, com certeza absoluta, o “Data Team” encontraria números bem mais robustos.
Números mais realistas
Foz do Iguaçu possui diversos oponentes de peso quando o assunto é “Destino Turístico Nacional mais procurado por Brasileiros”, mas também, não é para menos, o Brasil está repleto de destinos maravilhosos de norte a sul do país.
Mesmo diante deste quadro, Foz do Iguaçu não faz feio, a cidade garantiu o terceiro lugar no Ranking dos Destinos Nacionais mais procurados por brasileiros para as férias de julho de 2018 divulgado pelo site Hotel Urbano. Foz do Iguaçu ficou atrás apenas das cidades de Gramado – RS e Bonito – MS. O terceiro lugar também foi garantido no Ranking dos Destinos Nacionais mais procurados durante o primeiro semestre de 2018, produzido também pelo site Hotel Urbano e publicado no site Meio & Negócios, ficando atrás desta vez apenas das cidades Maceió – AL e Fernando de Noronha – PE.
Como comentei anteriormente no texto, o ano mal começou, mas Foz do Iguaçu já consta na oitava colocação do Ranking de Destinos Brasileiros mais pesquisados do site TripAdvisor em 2019, ficando à frente de Maceió – AL e Salvador – BA, mesmo tendo o nordeste, um dos carnavais mais badalados do Brasil.
Utilizando apenas as palavras globais para fazer uma pesquisa dentro do mesmo período pesquisado pela “Data Team Russo” (janeiro e fevereiro de 2019), Foz do Iguaçu estaria com *275 mil enquanto Cataratas do Iguaçu estaria com *101 mil. Números que nos deixariam ainda abaixo de cidades como Rio de Janeiro e Gramado, mas nunca fora da lista das mais buscadas.
Passado o susto e esclarecido o equívoco, chego à conclusão que, nós brasileiros, temos muito a ensinar aos russos. Inclusive, como pesquisar para brasileiros como brasileiros.
*Pesquisa utilizando os mesmos critérios, na data de 27/03/2019.