Na noite desta quinta-feira (21), foi lançado oficialmente o 14º Festival das Cataratas durante evento realizado nas dependências do Rafain Churrascaria Show que contou com a presença de representantes das empresas e órgãos ligados ao setor, jornalistas e também do Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.
O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center. A festa oficial de abertura, assim como nos anos anteriores acontecerá no Hotel Recanto Cataratas no dia 12 de junho.
Durante a solenidade, o coordenador e idealizador do Festival, Paulo Angeli, destacou o nível de qualidade dos participantes e por meio de números, a evolução do evento ao longo de sua trajetória iniciada em 2006. A Feira de Turismo e Negócios, por exemplo, que teve 50 expositores em sua primeira edição e chegou em 2018 com 1092. Na primeira edição, e evento teve 1115 inscritos, já na edição de 2018, mais de 8 mil pessoas se inscreveram para participar do evento que ainda recebeu 52 caravanas, sendo 45 nacionais e 07 internacionais, além de 218 profissionais da imprensa especializada. O Fórum Internacional de Turismo Iguassu, um dos eventos paralelos que acontecem durante o festival, já é apontado como o maior evento científico de turismo do Brasil e no ano de 2018, em sua 12ª edição, recebeu 309 trabalhos científicos. De acordo com Angeli, o Festival das Cataratas é um dos poucos eventos de turismo realizado no Brasil que continua mantendo uma taxa de crescimento a cada nova edição.
Além da Feira de Turismo e Negócios, o Festival das Cataratas conta com eventos complementares como o já citado Fórum Internacional de Turismo Iguassu, Rodada de Negócios, Salão E-Marketing Cataratas, Salão Adventure Cataratas, Expo Hotel Cataratas, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Salão Brasileiro de Turismo Termal &Spa, Hackatour Cataratas (Maratona de programação de software), Salão do Vinho Argentino, Salão de Turismo de Compras, Salão de Turismo do Oriente Médio, Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.
Paulo Angeli ainda aproveitou o evento para agradecer aos parceiros da feira que, ao longo dos anos, colaboraram para consolidar o Festival das Cataratas como o maior evento (especializado) fixo de Foz do Iguaçu e um dos maiores eventos de turismo do Mercosul.
Focado em inovação
Segundo Paulo Angeli, a 14ª edição do Festival das Cataratas tem como principal objetivo, enfatizar as tecnologias digitais como meio para divulgar e impulsionar produtos, “nós não podemos ficar na mesmice, nós temos que inovar, mostrar alguma coisa diferente” enfatizou Angeli, “estamos focando na questão tecnológica, a tecnologia pode ser um dos grandes parceiros do turismo”, complementou.
Difundindo nossa melhor imagem
Fazendo uso da palavra, o Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla enalteceu o evento citando os benefícios que ele promove ao destino; “Eu acredito que o festival é a principal ferramenta de marketing, divulgação e promoção que nós temos no destino. Uma ferramenta que ajuda a difundir uma imagem positiva com os agentes de viagens e players do mercado turístico nacional e do Mercosul”.
Piolla, que está à frente da secretaria municipal que mais tem apresentado resultados positivos na atual administração, fez questão de salientar o empenho da administração municipal para fortalecer o turismo; “Esta é a gestão municipal que mais apoio vem dando ao Festival de Turismo. Isso demonstra o compromisso do Prefeito Chico Brasileiro para que o turismo tenha um protagonismo maior dentro da administração municipal”. Gilmar Piolla apontou o festival como uma grande oportunidade para a cidade apresentar aos players a nova legislação de eventos, que segundo ele, já está se tornando referência para outros destinos turísticos do Brasil.
Cidade sustentável
Além da busca pela inovação, a responsabilidade socioambiental será uma das bandeiras do festival. Além do trabalho de compensação de carbono, que já é realizado há sete anos pela organização do festival, o movimento Junho Verde, que alcançou excelentes resultados na edição anterior quando promoveu ações de conscientização e angariou o apoio de inúmeros estabelecimentos na cidade, está confirmado para esta edição. Segundo a professora e engenheira ambiental Caroliny Matinc, uma das responsáveis pelo movimento, “Foz do Iguaçu quer ser vista como uma cidade mais sustentável”.