Organizada por cerca de 30 coletivos e entidades iguaçuenses, acontece na próxima sexta-feira, 08 de março, a Marcha do Dia Internacional de Luta das Mulheres. O fim da violência doméstica e do feminicídio, igualdade salarial, direitos trabalhistas e aposentadoria são as principais reivindicações da marcha.
A concentração ocorrerá a partir das 18h em frente ao Zoológico Bosque Guarani, próximo ao TTU (Terminal de Transporte Urbano). A marcha está programada para sair às 19h, e deve percorrer as avenidas centrais até a Praça da Paz, onde haverá um ato público. Segundo a organização, a marcha pelo Dia Internacional das Mulheres ocorrerá simultaneamente em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).
A mobilização tem o tema “Pela vida das mulheres, somos todas Marielle!”, em referência ao assassinato da vereadora Marielle Franco, que completa 01 ano no próximo dia 14 sem que a autoria do crime tenha sido desvendado pelas autoridades.
Números assustadores
Cerca de 1300 casos de violência contra a mulher foram registrados pela Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu em 2018, um número maior que o registrado no ano anterior, mas que ainda não reflete a realidade. Segundo organizações ligadas ao tema, ocorreram em média 12 casos de agressão física a mulheres por dia no ano de 2018. Na maioria dos casos, o agressor é conhecido, e a violência acontece em casa.
No Brasil, dados oficiais demonstram que 500 mulheres são agredidas por hora. Uma mulher é morta a cada duas horas, e cerca de 164 estupros ocorrem diariamente. Os números assustam, e podem ser muito maiores, já que grande parte dos casos ainda não é denunciado ou relatado pelas vítimas.