O presidente Jair Bolsonaro, chegou à Foz do Iguaçu na manhã desta terça-feira para juntamente com o presidente da República do Paraguai, Mário Abdo Benitez, participar da posse do novo diretor brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. Durante discurso, feito nas dependências da Itaipu Binacional, Bolsonaro classificou o ditador Alfredo Stroessner como “estadista”.
Bolsonaro fez seu discurso após o Presidente da República do Paraguai, Mário Abdo Benítez, o descrever como seu grande amigo durante seu discurso. Em resposta à cortesia de seu correspondente paraguaio, Bolsonaro fez uma homenagem ao ditador Alfredo Stroessner, com quem a família do presidente Mário Abdo Benítez teve fortes laços durante a ditadura no Paraguai.
Bolsonaro fez reverência ainda ao general João Baptista de Oliveira Figueiredo, presidente brasileiro que juntamente com Stroessner inaugurou a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
“O general, saudoso e querido João Baptista Figueiredo inaugurou a primeira turbina. Tudo isso foi possível com um homem de visão, estadista, que sabia perfeitamente que seu país, o Paraguai, só poderia, prosseguir, progredir, se tivesse energia, então, aqui também a minha homenagem ao nosso general Alfredo Stroessner “, disse Bolsonaro.
Durante a cerimônia, tomou posse também o vice-almirante Anatalicio Risden Junior, como novo diretor financeiro executivo.
Mário Abdo Benitez e Jair Bolsonaro devem se reunir novamente no dia 12 de março, em Brasília, para tratar de diversos temas, entre eles, a construção da ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco.