Interessados em cursar Música na Unila têm até as 17h30 desta quinta-feira, 31, para fazer a inscrição no processo seletivo. Estão disponíveis, neste ano, 16 vagas para estudantes que concluíram o ensino médio e fizeram uma das cinco últimas edições do Enem (2014 a 2018). As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico. Música é o único curso da Unila que não utiliza o Sisu para a seleção de estudantes. As regras e o link para a inscrição estão disponíveis no Edital 003/2019.
Das 16 vagas, cinco são para pesquisa em música, uma para canto, uma para criação musical, quatro para percussão, três para piano e duas para violão. A Unila reserva 52% das vagas para estudantes que concorrem pelo sistema de cotas.
Na inscrição, o candidato deverá apontar a edição e, consequentemente, a nota do Enem com a qual irá concorrer. O processo seletivo está dividido em duas etapas: desempenho no Enem e prova de habilidades específicas – um vídeo no qual o candidato demonstra os conhecimentos prévios na habilidade escolhida no ato da inscrição (canto, violão, percussão ou piano). As duas etapas são classificatórias e eliminatórias.
A banca de seleção poderá remanejar candidatos para outras ênfases, no caso de não preenchimento e de acordo com as habilidades demonstradas no vídeo encaminhado.
O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 4 de fevereiro. Os classificados para a segunda etapa serão convocados por edital próprio e deverão preencher o formulário a ser disponibilizado no site da Unila, de 8 a 13 de fevereiro, anexando um vídeo, com duração de cinco a dez minutos; além de uma carta de apresentação, justificando a escolha da ênfase e/ou formação, e relatando sua experiência e seus conhecimentos musicais prévios. As exigências e os critérios de avaliação estão no Edital 003/2019. O resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro, e as matrículas serão realizadas nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Curso de Música
O curso de Música da Unila tem duas interfaces principais: a pesquisa em linguagem musical, história e repertório; e a possibilidade de desenvolvimento técnico, estético e de performance para violão, canto e piano.