Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Trilha Jovem. O projeto, realizado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) pelo Instituto Polo Internacional Iguassu (Polo Iguassu), promove a capacitação de jovens entre 16 e 24 anos para o mercado de trabalho. Neste ano serão ofertadas 175 vagas. Até hoje, cerca de 1350 pessoas já passaram pelo projeto.
Direcionado às áreas de turismo e atendimento, hospedagem, comércio, eventos e afins, o projeto busca a inserção dos jovens em empresas do ramo, além de acompanhá-los durante as primeiras 80 horas do emprego até a permanência e ascensão profissional. Os cursos são baseados em setores relevantes de Foz do Iguaçu para facilitar o ingresso dos participantes nas empresas.
A formação é dividida entre as fases presencial e de Vivência Profissional Supervisionada. A fase presencial acontece no PTI durante o contraturno escolar, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. Após essa etapa, os jovens são encaminhados para a Vivência Profissional Supervisionada, onde cumprem 80 horas de atividades e colocam em prática os conteúdos da formação presencial.
Para o coordenador pedagógico do Trilha, Wagner Grizorti, a capacitação faz toda a diferença na vida pessoal e profissional do jovem que ingressa nesta iniciativa. “Se os jovens querem transformar suas vidas, eles devem procurar o Trilha Jovem”, destaca o coordenador.
Requisitos
Para participar do projeto, o jovem deve ter entre 16 e 24 anos, estar atualmente estudando em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio há no máximo dois anos. Ainda, a renda familiar do jovem não deve ultrapassar a soma de três salários mínimos.
As inscrições podem ser feitas pelo site, que também orienta os candidatos sobre os conteúdos dos cursos ofertados e demais informações sobre o processo seletivo. O prazo para a pré-inscrição segue até o dia 02 de março.
Obrigatoriamente, os pré-inscritos devem participar da palestra de esclarecimento sobre o projeto, que acontece no Hotel Golden Park Internacional Foz, no dia 02 de março às 13h30.