Foto: Arquivo |
Patronato Penitenciário de Foz do Iguaçu recebe Prêmio Innovare em Brasília |
O Patronato Penitenciário de Foz do Iguaçu recebe nesta terça-feira (16), em Brasília, o Prêmio Innovare 2014, concedido a ações e projetos de caráter inovador, considerados como boas práticas e cujos resultados contribuam com a administração da Justiça. A premiação será pelo projeto “A Municipalização das Medidas em Meio Aberto”, realizado em Foz, classificado entre os três primeiros finalistas do prêmio Innovare deste ano.
O prêmio, a ser entregue a partir das 11 horas, no Supremo Tribunal Federal, será recebido pela secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, e pela presidente do Conselho da Comunidade de Foz, responsável pelo Patronato Municipal, Luciana Ferreira.
Primeiro – O Patronato Municipal de Foz do Iguaçu foi o primeiro implantado no Brasil e é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e a prefeitura municipal. São atendidas hoje no município cerca de 5.000 pessoas em ações de ressocialização e reintegração social, entre egressos do sistema penal, pró-egressos e familiares, além de pessoas em vulnerabilidade social.
Servindo de modelo para a implantação de patronatos em outros municípios paranaenses, o patronato de Foz do Iguaçu foi criado em maio de 2013 com a missão de humanizar as penas, visando a reintegração social e a consequente diminuição da reincidência criminal dos assistidos.
Para isso, conta com apoio do Conselho da Comunidade local, da Itaipu Binacional, do Governo do Paraná/Secretaria da Justiça e Unioeste, além de instituições privadas, em ações de fiscalização e acompanhamento do cumprimento das alternativas penais em meio aberto, aliada à assistência integral, compreendendo as esferas jurídica, psicológica, social, pedagógica e cultural.