O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início a vacinação antirrábica itinerante nos bairros de Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira , 30, equipes estarão em dois pontos da Vila C Nova ofertando a imunização para cães e gatos: Na Alameda Teresina, esquina com a Rua P, e Rua Recife, esquina com a Rua N. O serviço é gratuito e disponibilizado das 9h às 13 horas.
Embora Foz do Iguaçu não tenha registro de circulação do vírus da raiva em cães e gatos desde 2002, o aumento abrupto de casos de raiva em morcegos fez com que o CCZ pleiteasse a retomada da vacinação esse ano. Foram 31 casos positivos de raiva em 2017 e 30 registrados até agora.
De acordo com o veterinário Carlos Eduardo Santi, desde agosto o município fornece a vacinação gratuitamente na sede do CCZ, onde já foram imunizados 1.841 animais.
O Centro de Controle de Zoonoses também já vacinou 360 cães de rua e ofertou a vacina em duas edições do projeto Foz ComUnidade (455 no Jardim São Paulo e 293 no Cidade Nova), além da área rural, no Alto da Boa Vista, onde foram vacinados 293 cães e gatos.
“Iniciamos agora a fase itinerante nos bairros (área urbana) como forma de projeto piloto, para avaliar a resposta da comunidade. A programação dos próximos bairros será definida de acordo com a demanda”, explicou. “Serão duas equipes de vacinadores durante a semana em bairros do município. A princípio, cada ponto será mantido durante dois dias seguidos”, reiterou.
A vacinação continua sendo disponibilizada de segunda à sexta-feira, das 8h às 14 horas no CCZ, na Avenida Maceió, 1511, no Jardim Ipê III.
ORIENTAÇÕES
– Cães devem ser conduzidos com guia e coleira, por pessoa maior de idade.
– Gatos devem ser transportados em caixas de transporte próprias;
– Proprietários devem levar saquinho para recolher as fezes do seu animal;
– Cães e gatos com mais de 3 meses de idade devem ser vacinados;
ATENÇÃO
– Evite tocar em morcegos caídos (vivos ou mortos) e não deixe cães e gatos terem contato com estes animais
– Se for mordido por um animal, lave o local com água e sabão e procure uma unidade de saúde imediatamente. O animal agressor deve ser observado por dez dias;
– Se tiver contato com morcego, lave o local com água e sabão e procure a UPA imediatamente;
– Não mate os morcegos, eles são animais silvestres, protegidos por lei e são necessários ao equilíbrio ambiental;
– Mantenha cães e gatos em casa. Animal que tem acesso à rua provoca muitos problemas à sociedade (acidentes de trânsito, agressões, transmissão de doenças, reprodução indesejada e abandono de filhotes).