Foi ao ar na última sexta-feira, 12, o primeiro capítulo do Fator Ciência, websérie produzida pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Unila, com o objetivo de debater assuntos da atualidade com um enfoque científico. Os episódios serão disponibilizados a cada 15 dias, no canal da Unila no YouTube.
No programa de estreia, o tema abordado foi os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os entrevistados foram os professores Gustavo Oliveira Vieira e Waldemir Rosa. Na primeira temporada, serão quatro episódios. Os próximos programas serão sobre “A medicina do século 21”, “Blockchain e criptomoedas” e “Evolução e saúde”.
“O Fator Ciência e os outros produtos audiovisuais vêm auxiliar no processo de divulgação científica de uma forma mais atrativa aos públicos estratégicos da Universidade, em especial os jovens estudantes e aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a Unila, justamente por vincular as temáticas em pauta no cotidiano às discussões dos eventos acadêmicos e das pesquisas realizadas na Instituição”, explica o secretário de Comunicação da Unila, Ramon Fernandes..
Além da nova websérie, a SECOM tem outros dois programas de divulgação dos projetos e eventos. A Secretaria é responsável pelo Charla, uma websérie em que professores entrevistam pesquisadores e docentes com domínio em algum tema específico e que estejam de passagem pela Universidade para a realização de algum trabalho ou palestra. E, em 2018, também estreou a websérie Esporte e Integração, que retrata as atividades esportivas dos estudantes e os desafios de conciliar a prática de esportes com os compromissos acadêmicos.