Search
Previous slide
Next slide

Empresas podem protestar credores por sistema online a partir de agora

Previous slide
Next slide
Foto: Dhyamis Kleber

O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Paraná (IEPTB-PR), que hoje conta com 177 cartórios de protesto no Estado, está divulgando uma novidade aos empresários da região de Foz do Iguaçu. Nesta sexta-feira, 24, representantes do Instituto estiveram no Hotel Bella Italia, para firmar uma parceria com o grupo e apresentar um novo sistema de cobranças de protestos.

Há 15 dias, o IEPTB lançou um sistema de cobrança online, onde o empresário pode realizar um protesto pela internet. Além de evitar filas e transtornos em cartórios, o requerente também pode transferir os gastos do processo ao devedor e não mais arcar com as custas, como era feito anteriormente. A empresa só arcará com as despesas se desistir do protesto.

O que é um protesto?

O protesto é um procedimento legal que busca de forma simplificada a recuperação de créditos, auxiliando no recebimento de dívidas. Ela também serve para mostrar a inadimplência do devedor, o que pode, no caso de pessoas jurídicas, impossibilitá-la de participar de uma licitação, por exemplo.

O que pode ser protestado?

Cheques, notas promissórias, duplicatas, encargos condominiais, contratos de aluguéis, contratos de prestação de serviços, além de documentos que representem um crédito.

Como funciona o sistema online?

É preciso ser conveniar ao Instituto. O cadastro é feito gratuitamente. Depois de conveniado, quando o empresário precisar utilizar o sistema, ele paga R$ 5,00 pelo envio das informações do protesto ao cartório. Feito isso, o protestado recebe uma intimação e terá três dias úteis para pagar a dívida. Caso não a quite, o nome vai para o protesto. “Nos últimos três anos, mais de 65% das dívidas enviadas para protesto são resolvidas nestes três dias úteis. E assim que efetuado o pagamento, o requerente recebe o valor da dívida após 24 horas”, explica o diretor de relações com o mercado da IEPTB-PR, Paulo Maranhão.

Aqui na região de Foz do Iguaçu, os interessados em tornar-se um conveniado podem procurar o gerente regional Jeferson Duarte, pelo telefone (45) 99997-3607.

Você sabia?

Além desta novidade para os empresários, o Instituto conta com uma ferramenta muito interessante, que poucas pessoas conhecem. É a consulta gratuita de protesto. Através do CPF da pessoa ou CNPJ da empresa, é possível verificar a existência de títulos protestados pelos cartórios do país. A ferramenta está disponível aqui

Previous slide
Next slide