Competição será nas águas do rio Yangtze, onde fica a hidrelétrica de Três Gargantas. Participação foi viabilizada por uma parceria entre as prefeituras de Foz e Wuhan, que bancou os custos da viagem
Dois nadadores da equipe oficial de Foz do Iguaçu partiram ontem para a China, onde disputarão uma competição representando o município, no próximo domingo, 16. Acompanhados da sua treinadora, Célia Regina Rodrigues, os atletas Larissa Travenssoli Luz Vieira e Rodrigo Magalhães Angelini, participarão do Festival da Travessia do Rio Yangtze, na cidade de Wuhan. O evento contará com atletas de 11 países, reunindo representantes de cidades-irmãs de Wuhan, além de outras localidades com as quais os chineses pretendem estreitar laços culturais e comerciais, como é o caso de Foz do Iguaçu.
A participação, integralmente financiada pelo evento chinês, é resultado de uma política de relacionamento estabelecida pelo município e que envolveu as secretarias de Turismo (SMTU) e de Esporte e Lazer (SMEL), que contaram com o apoio da empresa Cataratas do Iguaçu S/A, que administra a visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras.
Em janeiro, uma ação semelhante permitiu a participação de três atletas da cidade na Maratona de Xiamen, cidade-irmã de Foz, também localizada na China. O diretor de Planejamento de Esporte e Lazer da SMEL, João Morales, destacou a importância dessas atividades integradas. “A gestão municipal tem de trabalhar de maneira conjunta. Nossa parceria com o Turismo tem beneficiado nossos atletas com experiências muito significativas. Isso é importante para a formação do atleta e também é importante para o município, que pode usar o esporte para promover essa integração internacional e fortalecer a divulgação do destino lá fora”, disse Morales.
No ato de entrega dos uniformes, os atletas demonstraram muito entusiasmo em poder representar o município numa competição internacional tão relevante. Já a treinadora, manifestou seu agradecimento pela oportunidade recebida. “Eu fico até emocionada com o tratamento que a modalidade vem recebendo da Secretaria. O secretário Toninho (Antonio Sapia) sempre nos atende da melhor maneira, dando as melhores condições. Mas, depois dessa oportunidade que está nos dando, o respeito cresceu ainda mais”, declarou Célia Regina.
O pai de Larissa, Landerson Travenssoli Vieira, reforçou as palavras da técnica, sustentando que a natação de Foz do Iguaçu nunca recebeu tanta atenção por parte da administração municipal. “Eu acompanho de perto a natação há muitos anos, porque tenho outro filho competidor. Devo reconhecer que nunca a Prefeitura deu tanta atenção ao esporte como nessa gestão”, afirmou.
Jihad Abu Ali, diretor de Assuntos Internacionais do município, explicou que a participação dos iguaçuenses nessas competições tem um significado muito importante para a relação entre chineses e iguaçuenses. “Na Secretaria de Turismo, temos dado uma atenção especial às ações na China, que promete trazer muitos turistas nos próximos anos. A participação em eventos dessa natureza, estreita os laços e fortalece as relações”, comentou Jihad. Ele ainda valorizou as missões iguaçuenses à China, realizadas em 2018. “As portas para Wuhan foram abertas quando recebemos uma comitiva em 2017. Depois, a missão liderada pelo vice-prefeito, esse ano, consolidou a amizade e abriu caminho para muitas parcerias que estão por vir. Isso sem falar da ação que tivemos recentemente, onde o secretário Gilmar Piolla esteve ao lado do Ministro do Turismo e autoridades diplomáticas, selando acordos relevantes para o turismo de Foz”, acrescentou.
O Evento – O Festival da Travessia do Rio Yangtze é um evento tradicional da cidade de Wuhan. A prova consiste num percurso de 1800 metros nas águas do maior rio da Ásia, que é o mesmo que move a famosa hidrelétrica chinesa de Três Gargantas.
Além de atletas brasileiros e chineses, a competição vai reunir nadadores do Reino Unido, Alemanha, Suécia, Hungria, Rússia, Tailândia, Japão, Nova Zelândia, Austrália e Chile, premiando os 16 melhores atletas de cada naipe, com premiação em dinheiro que soma mais de 70 mil dólares, sendo 20 mil para cada campeão.
Os atletas de Foz foram selecionados com base no ranking oficial da natação e tiveram de atender às marcas fixadas pela organização da prova. Em Wuhan, eles serão submetidos a uma pré-qualificação, onde suas marcas serão confirmadas, tendo ainda um dia para se ambientar às condições do rio Yangtze.
A competição está marcada para o próximo domingo, 16.