Search

Empresas recebem planos de negócios feitos por mestrandos da Unioeste

Foto: Assessoria

Cinco instituições – entre empresas, associações e ONGs – de Foz do Iguaçu e região receberam, nesta sexta-feira, 29, os seus planos de negócios desenvolvidos por alunos do Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Foz do Iguaçu.

A ação, que ocorreu no Ecomuseu de Itaipu integra a ementa da disciplina Empreendedorismo e Marketing Sustentável e é resultado de cerca de três de meses de trabalho. Neste período, os mestrandos se reuniram com os empreendedores para analisar itens relacionados ao conceito e estratégia de negócio; produtos e serviços oferecidos; operação e estrutura organizacional; análise financeira e de marketing.

De acordo com o professor Dr. Eduardo Hack Neto, responsável por ministrar a disciplina e orientar os trabalhos, esse tipo de ação é uma maneira de retribuir à classe empresarial todo o trabalho que realizam em prol do desenvolvimento da região. “Os empreendedores são agentes de transformação da sociedade. São pessoas que geram empregos e impostos num país com tantas dificuldades. Portanto, devem ser celebrados e contemplados com o nosso programa”, ressaltou.

O Prof. Dr. Eduardo Cesar Dechechi, que ministra a disciplina Gestão da Inovação no Mestrado e é líder do grupo de pesquisas Inovatec (Inovação e Sustentabilidade em Ambientes de Tecnologia), da Unioeste, destacou que todos os elementos primordiais de uma universidade estão presentes nesta ação: “O Ensino, por causa da disciplina do Mestrado, a Pesquisa, porque eles tiveram que se aprofundar, e a Extensão, porque vai até a empresa dando esse retorno para a sociedade”, explicou.

O plano de negócio é uma ferramenta de gestão, por meio do qual elabora-se uma análise do mercado e definem-se estratégias de negócio que direcionem as ações do empreendimento – tanto operacionais, como de inserção no mercado. Tal planejamento permite analisar a viabilidade de novos negócios e de projetos de expansão, bem como orientar o reposicionamento empresarial.

“Foi um grande privilégio participar desse projeto, desde o convite até a entrega do plano. Representa muita coisa para a nossa empresa porque nos indica como podemos melhorar e também como manter o que já fazemos bem”, explicou o fisioterapeuta e um dos proprietários da Gravity Neopilates, Jonatan Nakano.

Neste semestre, as entidades beneficiadas foram Casa do Papel & Presentes, Gravity Neopilates, Nutrimed Serviços Médicos e Nutricionais, além da Associação dos Empregados da Itaipu Binacional (Assemib) e do Grupo Escoteiro Guairacá. Outras 14 empresas da região já participaram da iniciativa, entre 2016 e 2017.

O mestrado

O programa de pós-graduação stricto sensu PPGTGS visa o desenvolvimento de pesquisa voltada para aplicação profissional. Possui área de concentração em Tecnologias e Gestão; na área básica da Administração. O mestrado está em sua terceira turma. O edital para a turma 2019-2021 deve ser divulgado em breve, na página: www.foz.unioeste.br/ppgtgs.