O encerramento da Fartal 2018 foi marcada por mais uma quebra de recorde de público. No domingo mais de 85 mil pessoas circularam pela feira. Com os portões abertos desde as 08 horas da manhã e o encerramento oficial a meia noite, o quarto dia de evento superou todas as expectativas. Na última noite, a dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano arrastou uma multidão para frente do palco nacional, por onde também passaram Elba Ramalho, Henrique e Juliano, Jota Quest, Mc Jerry Smith, Patrulha Canina, Nenhum de Nós e Zé Neto e Cristiano. Os quatro dias de Fartal levaram mais de 230 mil pessoas até o Parque de Exposições Charrua.
Além dos artistas nacionais a Feira ofertou uma programação com mais de 40 atrações artísticas e culturais locais, artesanato, gastronomia diversificada, Feira de Sabores, e muitas novidades no ramo de prestação de serviços. O entretenimento também foi outro ponto forte do evento. Bar suspenso, Robôs de Led, Parque de Diversões, brincadeiras com premiações garantiram diversão aos visitantes.
Sob o slogam de “42 anos de história e tradição” a Feira de Alimentos e Artesanato confirmou mais uma vez sua importância no calendário de atrativos culturais e revelou todo seu potencial para turismo de eventos dentro de nossa região. A programação atraiu caravanas de municípios e dos países vizinhos, além de turistas de várias regiões do país e do mundo.
Com a implantação da entrada franca desde o ano passado, somada à grandiosidade da programação, a melhoria na estrutura, na organização e as inovações agradaram o público. É o que expressou a professora Marilei Rodrigues. “A feira está muito mais organizada, com muito mais atrativos, está ótima”, conta.
As avaliações positivas repercutiram nas mídias sociais e foram transmitidas através de uma das novidades da Fartal deste ano: a TV Feira e os telões interativos, pelos quais os visitantes puderam compartilhar ao vivo seus registros e impressões sobre a festa.
Oportunidades
A Fartal também é um projeto que fomenta cadeia produtiva do município, gera renda e inclusão social. O setor de alimentos composto por 41 opções entre restaurantes e lanchonetes é administrado por entidades sociais e culturais de Foz do Iguaçu. A Fundação Cultural cede os estantes às organizações sociais e os recursos arrecadados são aplicados em políticas públicas e nos projetos socioculturais da cidade.
Feira dos Sabores
Foi com esta perspectiva que a Fundação Cultural em parceria com a Secretaria de Agricultura e a Emater trouxe pela primeira vez Feira dos Sabores para dentro da Fartal. O programa de valorização e estímulo a geração de renda da agricultura familiar do estado do Paraná ganhou visibilidade na feira e superou a expectativa de vendas. A maioria dos 29 produtores que participaram da Feira dos Sabores nesta edição conseguiu vender todo o estoque de produtos coloniais e orgânicos.
O sucesso de vendas na edição de 2017 motivou o agricultor Igor Dani retornar para a Fartal deste ano. Desta vez, ele integrou a Feira dos Sabores e superou novamente as expectativas de comercialização dos produtos. “No ano passado faltou produto e neste ano já nos preparamos e trouxemos muito mais alimentos, e está sendo muito positivo, principalmente porque cria oportunidades e mais clientes para comprar e revender nossa produção”, contou Dani.
Negócios
A Fartal também se consolida como uma das mais importantes vitrines para geração de oportunidades tanto para pequenos quanto para grandes negócios. Os setores de artesanato e indústria e comércio ofereceram uma exposição arrojada e diversificada de produtos e serviços, com itens que desde roupas a produtos tecnológicos de última geração.
O Feirão de Negócios refletiu o sucesso que alcançou todos os segmentos. O revendedor automotivo, Eder Ramos, avaliou com muito entusiasmo a participação na feira. “Viemos para expor e divulgar a empresa e saímos com vários contatos e ainda conseguimos vender dois veículos”, exclamou Ramos.
Com a proximidade do Dia dos Namorados, a Fartal também foi uma excelente oportunidade para a proprietária de floricultura, Joelma Rosa, que participou pela primeira vez do evento. “Conseguimos vender e ainda divulgamos nosso negócio, conseguimos mais clientes que vão gerar mais negócios a longo prazo”, expressou Rosa.