Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu recebe Festival Varilux de cinema francês

Previous slide
Next slide

A maratona de filmes franceses já tem data para começar. De 07 a 20 de junho, Foz do Iguaçu recebe o Festival Varilux de Cinema Francês 2018. Serão 20 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa exibidos no Cinemark do Shopping Catuaí Palladium. 

Essa é segunda vez que o Varilux, considerado o maior festival de cinema francês do mundo, inclui Foz do Iguaçu em seu roteiro. As exibições acontecem também em outras 59 cidades do Brasil. A programação completa está disponível no site oficial do evento

O Varilux Festival é promovido pela Bonfilm com patrocínio do Ministério da Cultural e apoio institucional da Aliança Francesa de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural. O lançamento será nesta terça-feira (5) às 19 horas com a exibição do filme “Promessa ao Amanhecer” (2017) do diretor Eric Barbier. Após a sessão especial, haverá um coquetel para convidados no Cinemark. 

Programação

Serão exibidos de um a dois filmes por dia no Cinemark, sempre com sessões às 18h45 e às 21h30. O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês. 

Entre as produções, destacam-se três filmes da nova geração francesa de cineastas: “Custódia”, de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho. O longa foi vencedor do Prêmio de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza. “A Excêntrica Família de Gaspard”  de Antony Cordier, comédia maluca e melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo. “Diane”, de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando com humor e ternura a temática dos novos modelos familiares.

História

Em 2017, o evento conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levando 180 mil pessoas aos cinemas do Brasil, apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Além da exibição dos filmes, as atividades paralelas contemplam debates, sessões educativas e laboratórios de roteiros. 

Previous slide
Next slide