Foto: Assessoria |
Ao total, 83 alunos do Haiti estudarão na Unila |
A Unila selecionou 83 estudantes haitianos através do Pró-Haiti, programa criado para atender haitianos residentes no Brasil, regularmente admitidos ou portadores de visto humanitário. “A diferença desse programa em relação a outros é que a Unila está concedendo a vaga e a assistência estudantil por reconhecer que esses estudantes não teriam condições de vir a Foz do Iguaçu sem apoio para que pudessem permanecer e concluir o curso”, explica a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Gisele Ricobom, lembrando que o programa de acesso à Universidade, criado pela Unila, já é o maior do Brasil. “A Universidade está dando um passo importante e a gente espera que isso seja replicado em outras universidades.”
A pró-reitora destaca, também, a preocupação em receber com qualidade os haitianos que estão migrando em massa para o Brasil. “Não podemos achar que eles são apenas uma força de trabalho, mas oferecer condições para que eles possam voltar ao Haiti e contribuir com seu país nas áreas nas quais serão formados”, analisa.
A cerimônia, presidida pelo reitor pro tempore da Unila, Josué Modesto dos Passos Subrinho, com a participação da pró-reitora Gisele Ricobom e de autoridades convidadas, faz parte da Semana de Recepção aos Calouros da Unila.