Pais e filhos com autismo tiveram pela primeira vez em Foz do Iguaçu, no último sábado, 14, uma sessão de cinema só para eles. Na estreia da Sessão Azul, o público lotou uma das salas do Cine Cataratas para assistir ao filme Pedro Coelho. O projeto realizado em várias cidades brasileiras proporciona a inclusão sociocultural com muita diversão e será promovido a cada dois meses pelo Cataratas JL Shopping com sessão gratuita para crianças e suas famílias.
O evento é adaptado com luz e som justamente para que as crianças possam se acostumar ao ambiente. A plateia também contou com o auxílio de profissionais voluntários. O público aprovou a iniciativa que tem entrada franca e serve como uma atividade de estímulo à socialização. “Minha filha se adaptou muito bem e fiquei muito feliz com a reação dela”, disse o motorista Valdeir Lopes.
Inclusão – Para o superintendente do Cataratas JL, Lindenor Cavalheiro, essa ação ajuda no combate ao preconceito e à discriminação que cerca o tema. Segundo ele, o lançamento do projeto simboliza que o shopping está aberto a todas as pessoas com deficiência e precisa ser um ambiente acolhedor para ampliar a convivência delas. “Todos aqui são iguais e bem-vindos e queremos prestar o melhor atendimento possível e fazer valer o conceito de que o Cataratas JL é o lugar para todo o mundo”, completou Lindenor.
A próxima Sessão Azul deve ser em junho, mês em que é celebrado o Orgulho Autista.