Educadores da rede estadual de educação realizam ato público nesta sexta-feira, 06, em frente ao NRE (Núcleo Regional de Educação), em Foz do Iguaçu. O protesto acontece durante a solenidade em que o governador Beto Richa (PSDB) renunciará ao cargo, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A função será assumida pela vice-governadora Cida Borghetti (PP).
O ato em Foz do Iguaçu integra o movimento que acontece simultaneamente em várias cidades paranaenses, no horário da transmissão do cargo de governador do Estado. Além das atividades nas cidades do interior, servidores públicos e trabalhadores de outras categorias profissionais fazem protesto no Palácio Iguaçu, a sede do governo.
Para os educadores, a gestão de Beto Richa é marcada pelo desmonte dos serviços públicos essenciais para a população e o aumento de impostos. O Governo Richa promoveu a violência contra os servidores, congelou salários, não reajustou as remunerações conforme a inflação (data-base), confiscou o fundo previdenciário e retirou direitos.
Protesto estadual
Neste sábado, 07 de abril, entidades sindicais e organizações sociais realizam o protesto “Beto Richa Nunca Mais”, em Curitiba. A concentração para o a manifestação será a partir das 7 horas, em frente ao Palácio Iguaçu, seguida de ato público, panfletagem e passeata. O desfecho da mobilização será na Boca Maldita, tradicional reduto de manifestações na Capital do Estado.