Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu ganha Associação Solidária de Apoio para autistas

Previous slide
Next slide

No dia 02 de abril, data marcada pela Conscientização Mundial do Autismo, Foz do Iguaçu passará a contar com a primeira entidade de apoio às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A solenidade de lançamento da Associação Solidária as Pessoas Autistas (ASPAS) acontecerá às 20 horas, na Fundação Cultural.

A criação da ASPAS vem sendo estudada há bastante tempo por um grupo mães e pais com filhos autistas. A primeira assembleia aconteceu em fevereiro deste ano, quando foi apresentado o Estatuto aos associados e feita à eleição da mesa diretora.

Com caráter solidário, a entidade vai oferecer acolhimento e orientações às famílias e tutores escolares, através de palestras e cursos de capacitação. Futuramente, pretende-se criar um centro de atendimento terapêutico e uma escola para autistas que não puderem frequentar a escola regular.

“Um grupo de pais e parentes de pessoas autistas, percebendo que inexistem recursos estatais e capacitação profissional para apoiar as famílias e tratar as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e considerando os altos custos dos tratamentos particulares, se  reuniu para criar uma Associação que oferecesse primeiro o acolhimento aos pais, um lugar de debates, de troca de informações, de palestras e conferências com profissionais altamente qualificados no assunto, tudo para facilitar o relacionamento da família com o autista”, explicou Joran Ribeiro, conselheiro fiscal da ASPAS e avô do pequeno Douglas, de 4 anos, diagnosticado com TEA.

 O intuito do trabalho, segundo ele, é contribuir com o tratamento das pessoas autistas através de uma convivência mais harmônica. “Com conhecimento das dificuldades e o aprendizado sobre como lidar com os problemas passa a existir de um lado uma convivência mais harmônica, mais positiva e de outro lado, uma melhora comportamental  do autista”, comentou.

Todos os detalhes sobre a sede da ASPAS e a forma de atendimento à população serão apresentados durante a cerimônia, no dia 02.

Para o futuro, existe o projeto de a Associação ministrar os tratamentos indispensáveis para as pessoas carentes  portadoras do Transtorno, contanto para isso com técnicos próprios e com alto nível de especialização e comprometimento.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos. A data serve para ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Previous slide
Next slide