A segunda captação de órgãos de 2018 do Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), foi realizada na madrugada de sábado, 20. O procedimento foi realizado depois da autorização da família de um paciente, de 55 anos, vítima de um AVC- Acidente Vascular Cerebral hemorrágico. Ele teve a morte encefálica confirmada por meio de exames que seguiam rigorosamente todos os itens descritos no protocolo específico.
O procedimento foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da unidade em parceria com a equipe do Hospital do Câncer de Cascavel –UOPECCAN.
Foram captados: fígado e rins. Já a equipe de Enfermagem do HMPGL, responsável pela Enucleação de Córneas, coordenou a captação do globo ocular que foi encaminhado ao Banco de Olhos de Cascavel.
Segundo a equipe da CIHDOTT, uma das dificuldades encontradas pela Comissão, se dá ao explicar para os familiares sobre a morte encefálica. A equipe multidisciplinar explica que a morte encefálica se constitui na interrupção completa e irreversível das atividades do cérebro.
O diretor-presidente da instituição, Sérgio Fabriz, enaltece o gesto de generosidade da família em relação à doação de órgãos. “Trata-se de um gesto nobre e digno e uma decisão difícil em favor da vida” e segue parabenizando a equipe responsável e todos os profissionais que direta e indiretamente contribuíram para mais uma captação que tem beneficiado pessoas que estão à espera de um transplante
Seja um doador
O passo principal é conversar com a família e deixar bem claro o desejo de ser doador. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial (não parentes).