Search
Previous slide
Next slide

PTI e Município avançam na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Foz

Previous slide
Next slide

Pensar em uma cidade mais sustentável, econômica, social e ambientalmente faz parte do objetivo principal da parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Prefeitura de Foz do Iguaçu. A parceria foi firmada por meio de um acordo de cooperação em que o PTI abraça o projeto de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu, projeto que torna Foz município capaz de receber mais recursos do governo federal para investimentos em mobilidade e novas formas de modais.

Como parte do compromisso do PTI em apoiar o Município na elaboração do Plano, uma série de encontros entre representantes da Prefeitura e organismos ligados à mobilidade na cidade acontecerá de dezembro e os primeiros meses de 2018. São os workshops para discussão, avaliação, apresentação e montagem de todo Plano de Mobilidade Urbana. 

O primeiro deles foi realizado na última sexta-feira, 08, no espaço de eventos Mercosul, no Parque Tecnológico Itaipu, dando o pontapé inicial para a coleta de dados deste processo. Estas informações são importantes para que a equipe do PTI e os representantes de cada instituição, entidade ou associação possam diagnosticar as principais carências que o município apresenta em mobilidade urbana, além de pontuar as mudanças necessárias para melhorar a cidade no trânsito, no transporte público, em ciclovias, em transportes de turismo regulamentado e em outros modais. 

Iniciativa

A iniciativa do PTI em promover os workshops é para ter a responsabilidade devida com a elaboração de um Plano que delimitará diretrizes de mobilidade para os próximos dez anos em Foz.

Segundo o Diretor de Gabinete da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Kalito Stoeckl, até abril de 2018 o Plano deverá estar pronto para ser apresentado ao Ministério das Cidades, e será por meio deste Plano que o Município de Foz poderá receber novos recursos para obras de mobilidade. “É uma garantia que teremos se apresentarmos ao Governo Federal um Plano robusto, bem elaborado e com consistência. Para isso, precisamos conhecer a cidade, entender o que a população precisa e ouvir todos os organismos que fazem parte deste processo. Estamos cumprindo com a Lei Federal 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e assim, estaremos avançando e nos desenvolvendo. A parceria com o PTI é fundamental neste processo para que o Plano possa ser realizado no Município de Foz e por gente de Foz”, destacou Kalito. 

Para o Gerente de Infraestrutura e Obras do PTI, Rudi Eduardo Paetzold, a ideia é “diagnosticar a doença da cidade e com a elaboração do Plano de Mobilidade propor o melhor remédio e essa coleta de dados é importante para nos dar um direcionamento para as próximas etapas. Também faz parte do DNA do PTI o desenvolvimento de território e essa cooperação com a Prefeitura da cidade permite que o Parque Tecnológico contribua e apoie o crescimento de Foz”, disse Paetzold. 

Presenças

 Estiveram presentes representantes de  todos os envolvidos no Plano de Mobilidade como PTI, Foztrans, Gabinete da Prefeitura, PRF, Sanepar, Copel, CREA-PR, Codefoz, Acifi, Adere, Rotary, Cataratas Iguaçu S.A, Detran-PR, Unila e outros. 

Previous slide
Next slide