A Biblioteca Paulo Freire, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), recebe até o dia 07 de outubro a exposição de releituras de obras de Frida Kahlo. A mostra é composta por 14 peças elaboradas por artistas plásticos locais, em uma realização conjunta do PTI, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Associação Cultural dos Artistas Plásticos do Iguaçu (Acapi).
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, mais conhecida como Frida Kahlo, foi uma das personagens mais marcantes da história do México durante o século XX. Ficou conhecida como uma patriota declarada, comunista e revolucionária. Sua vida de superações e sofrimentos, refletidos nas obras, a tornaram uma das maiores pintoras do século. Apaixonada pela cultura de seu país e as tradições mexicanas, seu trabalho e maneira de se vestir sempre incluíam elementos da cultura popular.
Entre os estilos abordados pela artista, destacam-se uma estética muito próxima do movimento surrealista; influência da arte folclórica indígena mexicana, cultura asteca, tradição artística europeia, marxismo e movimentos artísticos vanguardistas. Também pintou autorretratos, paisagens mortas e cenas imaginárias, fazendo uso de cores fortes e vivas.
O tema é abordado pela Acapi há cerca de 20 anos, devido à importância da figura de Frida Kahlo para a história da arte, conforme pontuou Jane Glauce, uma das organizadoras da exposição pela Acapi. “A imagem de Frida também se transformou em um ícone para a mulher, e hoje é sucesso de público em diversas exposições”, completou.
“Nosso principal objetivo é a arte em si. A proposta é divulgá-la e dar acesso à arte ao público”, ressaltou Luiz Nakasoni, também organizador da exposição. A mostra também comemora os 110 anos da artista. No local estão apetrechos, como sombreiros e sobrancelhas postiças, para que os visitantes façam “selfies” e compartilhem a mostra nas redes sociais.
Credenciamento
Interessados em visitar a exposição podem entrar em contato pelo telefone 3529-2048 ou pelo e-mail ana.freitas@pti.org.br.