No último domingo, 24, aconteceu mais uma captação de órgãos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), em Foz do Iguaçu.
O procedimento foi coordenado pela equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição em parceria com a equipe do Hospital do Câncer de Cascavel.
O procedimento foi autorizado pela família de Tânia Berghan da Silva, num gesto de solidariedade, após a confirmação da morte encefálica decorrente de um aneurisma cerebral.
A morte de alguém que se ama, provoca sentimentos, incertezas, medos muito particulares. Os familiares que estão vivendo esse momento precisam tomar uma decisão bastante importante em meio a esse misto de emoções.
É nessa hora que entra a CIHDOTT que realiza a entrevista junto à família. “A instituição conta uma equipe formada por multiprofissionais capacitados para conversar com os familiares e apresentar a possibilidade da doação”, comenta a supervisora de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva – UTI e secretária da CIHDOTT, Karin Aline Zilli Couto.
A 14ª captação de órgãos da instituição só foi possível pela atitude de uma família que foi capaz de não olhar só para a sua própria dor e tomar uma atitude cheia de valor e significado para outras famílias. Foram captados fígado, rins, globo ocular e coração para valvas.