Na última semana, o diretor administrativo-financeiro do PTI, João Biral Junior, e o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, assinaram um protocolo de intenções para formalizar a parceria em projetos culturais em prol da cidade e região trinacional. Na ocasião, as instituições lançaram duas importantes ações dessa parceria: o Portal de Cultura da Fundação Cultural e a Agenda Cultural do PTI, que deixarão artistas e comunidade informados sobre tudo que acontece na cena cultural do município.
A assinatura do protocolo de intenções foi durante a 13ª Feira Internacional do Livro. A parceria tem duração prevista de cinco anos e não envolve recursos econômicos. Os projetos e ações visam fomentar a cultura e têm como foco o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas, desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, intercâmbio de técnicos e membros pertencentes às instituições para atuarem nas atividades acordadas e cessão de espaços ou equipamentos. Todas as atividades e serviços serão ofertados gratuitamente à comunidade.
“Esse é um momento para celebrar e reconhecer o papel fundamental da Itaipu e do PTI, que acolheram o município em um momento tão difícil, e que estão ajudando a reconstruir a cidade com parcerias em todas as áreas. Este convênio com a cultura é simbólico, nos mostra que no meio do caos conseguimos colocar a utopia em dia, nos reconhecermos enquanto gente, com necessidade de arte e cultura, e a convicção de que a cultura é central para o desenvolvimento do município e região”, comentou o vice-prefeito de Foz, Nilton Bobato.
Para o presidente da Fundação Cultural, o apoio do PTI para a criação do Portal da Cultura foi fundamental. “Neste processo de retomada e fortalecimento das ações culturais, com a intensificação das demandas, a criação de um portal se tornou indispensável. O PTI nos deu todo suporte e transformou em realidade um projeto que nos liga à comunidade, que, além de divulgar as ações, a agenda cultural, amplia a transparência da gestão, com espaço para divulgação de editais tanto para participar de projetos de financiamento de todos os níveis, como para acompanhar licitações”.
Para Biral, a duas fundações possuem o mesmo compromisso de inserir a cultura como elemento estratégico para o desenvolvimento da região. “O PTI tem compromisso estratégico com o desenvolvimento regional, o que passa pelo fortalecimento das ações de cultura e lazer. Por isso, a parceria com a Fundação Cultural é fundamental para transformar em realidade ações que, de maneira isolada, encontrariam mais dificuldades para acontecer”.
Agenda e parcerias
Uma série de ações que já estão sendo realizadas e programadas são frutos da parceria firmada com o PTI. São projetos de formação profissional, formação de plateia, atrações artísticas para a comunidade, além da formulação de políticas públicas. Muitas delas estão acontecendo na 13ª Feira Internacional do Livro, como a realização de várias oficinas educativas desenvolvidas pelo PTI, além de apresentações artísticas – a exemplo do show do acordeonista Thiago Rossato & Banda.
Entre as ações programadas em parceria estão: a oficina de elaboração em projetos culturais, “O artista que se produz”, que acontecerá entre os dias 22 a 25 de setembro, na Fundação Cultural; a peça de teatro “A Rainha do Rádio”, no dia 21 de setembro, no Cine Teatro Barrageiro. Em novembro serão realizadas apresentações de dança e oficinas de iluminação e sonorização cênica pela Companhia G2 do Teatro Guaíra.
A parceria da Fundação Cultural com o PTI se soma a uma série de cooperações realizadas com instituições como Unila, Itaipu e Unioeste. Essa conjunção de esforços pelo desenvolvimento da cultura tem promovido importantes projetos e ações, a exemplo de oficinas de teatro, dança, realização de festivais, além da formulação de políticas públicas.