O programa – O mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira estrutura-se conceitualmente nas bases da atenção à saúde e do cuidado ao ser humano com foco na saúde pública.
As bases da atenção à saúde e do cuidado se assentam na concepção da abordagem integral do ser humano no ciclo vital, com referência às suas dimensões biopsicossociais e ambientais, e em região de fronteira inclui-se os aspectos étnicos, culturais e político-ideológicos, aspectos importantes que tem sido considerado nos princípios do cuidado de enfermagem e de áreas afins.
Nesta perspectiva, o processo saúde-doença será abordado de forma transversal e interdisciplinar, objetivando-se compreender os principais agravantes à saúde da população, e os fatores de morbidade e mortalidade, visando o aperfeiçoamento das ações de atenção à saúde e cuidado, com vistas à promoção, prevenção e reabilitação.
Em região de Tríplice Fronteira, pesquisas de caráter transnacional também constituirão objeto de pesquisa, contribuindo para a geração de conhecimento sobre fatores que afetam a saúde pública, para além do âmbito de um único país, mas envolvendo um ou mais países fronteiriços.