Foto: Agência Leon |
Evento aconteceu no último fim de semana na fronteira |
Depois de cinco regatas, os jovens velejadores do Projeto Velejar é Preciso (Icli/Itaipu) dominaram o pódium da premiação nas classes Optimist e Laser (Radial e 4.7). Além dos velejadores, a solenidade de premiação contou com a presença do comodoro Pedro Trémea, da Capitania dos Portos do Rio Paraná e pais dos velejadores.
Na classe Optimist, o velejador Fábio Santa Cruz, que faz parte da seleção brasileira de Optimist, pela segunda vez no ano confirmou o favoritismo e conquistou o troféu de campeão geral. Gabriel Lopes ficou em segundo lugar, seguido de Luiz Henrique da Silva. A argentina Marina Ifrán venceu no feminino. Entre os estreantes, Eduardo da Silva venceu no masculino e Ana Laura Maihack no feminino. Na classe Laser 4.7, Andrey Godoy foi o campeão, Elizeu da Silva o vice-campeão e João Pedro Alves conquistou terceiro lugar. Flávia Parizzotto venceu no feminino Radial, seguida de Jennifer Glasser e Gislaine dos Santos.
De acordo com o velejador Allan Godoy, coordenador técnico do Projeto Velejar é Preciso, as condições do vento foram excelentes para a competição com regatas bastante competitivas. “Os ventos colaboraram e exigiram mais habilidade técnica dos velejadores. Foi uma ótima oportunidade para avaliarmos a técnica dos nossos velejadores e com grau exigência maior, ao lado de nossos hermanos argentinos”, afirma Godoy.
O técnico argentino Nico Dasso compartilha da mesma avaliação de Godoy e destaca que o evento também foi uma oportunidade para melhorar o nível técnico entre os velejadores. “Além disso, também trocamos informações técnicas para aperfeiçoarmos a prática em nossas escolas de velas e buscarmos melhores resultados em competições de nossos países”, destaca Dasso.
O comodoro do Icli, Pedro Trémea, participou da premiação e parabenizou os velejadores pela garra e determinação nas regatas. “Desejamos que todos continuem se dedicando aos treinos e buscando cada vez mais um melhor desempenho. Sabemos que a vela é o começo de um esporte e esperamos que seja o início de uma trajetória de conquistas para a vida de vocês”, disse Trémea.
O próxima competição da meninada do Projeto Velejar é Preciso e também dos velejadores argentinos será a Copa Mercosul de Optmist e Laser, na segunda quinzena de julho, em Assunção (Paraguai). Veja o álbum de fotos da Regata Itaipu na página Facebook/Iate Clube Lago de Itaipu.