O livro começa com a descoberta das Cataratas pela expedição colonizadora de Alvar Nuñes Cabeza de Vaca em 1542. Trata também da demarcação entre as fronteiras do Brasil e Argentina. Os dois países apelaram para o presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland, para que arbitrasse o conflito. Brasil e Argentina disputavam uma área que hoje é o oeste do Paraná e Santa Catarina.
Em 1895, o presidente Cleveland deu a sentença, que foi favorável ao Brasil. A edição destaca a fundação da Colônia Militar, que foi o marco de fundação da cidade. Os tópicos seguintes falam do Parque Nacional e o desenvolvimento do turismo como um todo; Desenvolvimento econômico – antes e depois da construção da Usina de Itaipu. Na política destaca todos os prefeitos, vereadores e deputados que a cidade já teve.
De acordo com os autores, Heriberto Ivan Machado, professor de literatura e redação e José Paulo Fagnani, fotógrafo premiado, que já tem no currículo dois livros turísticos sobre a Terra das Cataratas, o livro com a história completa de Foz, é resultado de cerca de cinco anos de pesquisa, com visitas praticamente mensais à cidade. O Resultado obtido é uma edição de luxo, um livro de mesa para presentear as pessoas. Nessa primeira edição a tiragem está sendo de dois mil exemplares.
A capa traz uma foto panorâmica destacando a beleza da cidade. A edição é toda impressa em papel couche. A publicação dessa obra fecha o ciclo do centenário do município e projeta o futuro de Foz. Estão destacadas obras que devem mudar a cidade nos próximos anos como: a construção da segunda ponte, do centro cívico, a Avenida Beira Foz, a Avenida do Centenário, Shopping, Parque Temático, perimetral entre outros projetos.