Um total de 10.395 candidatos estão aptos para participar, neste domingo, 16, do processo seletivo aberto pela Itaipu Binacional para o preenchimento de 21 vagas. As provas ocorrerão em Curitiba e em Foz do Iguaçu, a partir das 8h30. Das 21 vagas, 14 são para nível superior, seis para técnico e uma para médio (atuação no almoxarifado). O salário base inicial varia de R$ 2.505,43 a R$ 5.568,11.
Em Foz do Iguaçu, as provas serão no Centro de Ensino Superior (Cesufoz), na Faculdade Anglo Americano, na Unifoz, no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e na Uniamérica. Em Curitiba, no Colégio Padre João Bagozzi, na Faculdade Padre João Bagozzi e nos campi de Ciências Sociais Aplicadas e de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Os portões fecham rigorosamente às 8h (horário de Brasília). Os candidatos terão quatros horas para concluir as provas, que começarão a ser respondidas a partir das 8h30. Todas as informações estão no site no Núcleo de Concursos da UFPR, responsável pela aplicação do processo seletivo da Itaipu Binacional.
A Itaipu adota um sistema de processo seletivo semelhante a um concurso público. A diferença na terminologia se deve às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado assinado pelos governos brasileiro e paraguaio. O tratado não estabelece critérios para a contratação de empregados, mas a Itaipu implantou o processo seletivo com o intuito de democratizar o ingresso na organização. Dessa forma, são oferecidas oportunidades por igual para a sociedade.