A Uopeccan é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, cuja sede fica em Cascavel. A entidade recebe adultos, crianças e adolescentes com câncer e é referência no Sul do Brasil. Além da prevenção, os profissionais trabalham com diagnóstico e tratamento da doença, aliando tecnologia e humanização.
De 2011 até o ano passado, a Uopeccan recebeu mais de R$ 800 mil do Instituto Ronald McDonald. O dinheiro foi aplicado na compra de equipamentos para as salas de cirurgias, adequação da sala de espera da Oncopediatria, criação da brinquedoteca e ampliação da sala de quimioterapia infantil, entre outras melhorias.
No primeiro semestre detse ano, a Uopeccan atendeu 81 crianças encaminhadas pela 9ª Regional da Saúde. De acordo com o hospital, 31 eram de Foz do Iguaçu. No ano passado, a entidade ministrou um treinamento aos profissionais de saúde da fronteira, de identificação de sinais de câncer. Participaram dos módulos recepcionistas, enfermeiros e agentes comunitários de saúde. “Esse curso foi destinado aos servidores que atuam nas Unidades Básicas, ou seja, o primeiro local que os pacientes procuram quando estão doentes ou com algum sintoma”, disse a enfermeira Aparecida Steinmacher, que coordena a campanha em Foz.