A reunião ordinária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu) irá analisar e discutir a revitalização das estruturas da Trilha e da Passarela das Cataratas do Iguaçu, um dos locais mais acessados do atrativo pelos visitantes.
O encontro com representantes das instituições públicas e privadas ligadas ao turismo, acontece nesta segunda-feira, 28, a partir das 14h30, na sala de reuniões da entidade, anexa a Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu.
A apresentação do projeto será feita pela concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, empresa responsável por serviços prestados na área de Uso Público ao Parque Nacional do Iguaçu. O projeto deve levar em conta a acessibilidade e o cuidado com meio ambiente.
A primeira passarela foi construída em 1970 e foi destruída após ser levada por uma enchente do Rio Iguaçu na década de 1980. Ela foi remontada em 1993 e seu formato original segue até hoje, mas agora recebendo um público três vezes maior em relação ao da época. Em 2015 o Parque Nacional do Iguaçu bateu o recorde visitantes com a entrada de mais de 1,6 mi de turistas.
Para o presidente do Comtur, Felipe Gonzalez, com o incremento do número de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu e as ações de promoção do destino, a tendência é o de crescimento nos próximos anos. “A discussão vem em boa hora na providência para a melhoria da trilha e da passarela, que está sendo proposto. As autoridades do Comtur recebem o projeto de revitalização com expectativa bastante positiva”, afirmou Gonzalez.
Outros assuntos
Os membros do Comtur terão ainda a apresentação e manifestação do colegiado referente ao Ofício 159/2016 do Ministério Público Federal, sobre o processo de tombamento do Parque Nacional do Iguaçu, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a possiblidade da utilização do Aeroporto de Foz do Iguaçu por empresas argentinas durante a reforma do Aeroporto de Puerto Iguazú.