Inicia neste final de semana o projeto Diz Aí Fronteiras promovido pelo Canal Futura em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e com o Núcleo de Cinema comunitário da Unila do Programa Mais Cultura nas universidades que promoverá oficinas de formação para noventa jovens das cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad de Leste.
Ao longo de seis meses, 90 jovens de até 29 anos das cidades da tríplice fronteira – Brasil, Argentina e Paraguai – participarão de atividade de formação em comunicação e cidadania do projeto Diz Aí Fronteiras. Em sua segunda edição, o projeto visa mobilizar os jovens em torno do debate de questões referentes à juventude e desenvolvimento local, valorizando os saberes e as articulações presentes na região.
As fronteiras são espaços marcados pela diversidade geográfica, étnica e cultural. No Brasil, essas regiões convivem com uma significativa concentração de renda e com desigualdades sociais. O impacto dessa conjuntura atinge diretamente a população jovem e o Futura convida juventudes para opinar sobre as questões étnico-racial e de gênero, mercado de trabalho, sexualidade, cultura, cidadania, meio ambiente, geração de renda, acesso a tecnologias, entre outros temas.
As atividades têm início em novembro nos dias 18, 19 e 20, serão voltadas para a formação em liderança, mobilização popular e comunicação para tornar 15 jovens das cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina) dinamizadores do projeto. Após esta etapa, o grupo mobilizará outros 75 jovens, e em dezembro nos dias 16, 17 e 18, os 90 se juntam para refletirem sobre a relação entre a comunicação e a cidadania, tendo como eixos norteadores a educação, o enfrentamento a pobreza e a desigualdade social. Outro foco da formação é de desenvolver competências de comunicação, através de uso de tecnologias acessíveis como celulares, máquinas fotográficas e câmeras para realizar entrevistas, registros e diagnósticos sociais.
A experiência será acompanhada por uma produtora e resultará na sétima temporada da série “Diz Aí”, a ser exibida no Canal Futura no primeiro semestre de 2017.
O Núcleo de Cinema comunitário da Unila estaré dando suporte na articulação das entidades regionais e dos jovens a participarem da formação, bem como, apoiando localmente, por meio das ações realizadas na Unila-Ju, em Foz do Iguaçu.
Mais informações http://www.dizai.org.br/projeto-diz-ai/.